Crianças descobrem onde as histórias se escondem
24 DE abril DE 2018
[caption id="attachment_52817" align="aligncenter" width="300"]
Foto: Equipe SP Leituras[/caption]A oficina Onde as Histórias se Escondem contou com a presença de um pequeno, mas muito ativo, grupo. E, para começar, a escritora mostrou referências do cotidiano, que remetem aos mais conhecidos personagens da literatura infantil como a maçã (Branca de Neve) e a abóbora (Cinderela). Brincando que é perseguida pelos personagens, já que é escritora, Maria Amália apresentou telas com obras expostas, pela metade, para que os pequenos adivinhassem de que personagem se tratava cada uma delas. Atentos aos detalhes, os participantes entraram na brincadeira e, trocando informações sobre o que viam na tela, descobriram juntos cada um dos protagonistas.
Maria Amália deu início, então, a uma criação guiada e propôs que cada um deles criasse um personagem principal para sua própria história. O desenho começou com a cabeça em forma de lâmpada, passou pelas pernas de mola e pelos olhos de botão, entre outros detalhes. Cada um, da sua maneira, construiu o protagonista, nomeou o personagem e deu início, mesmo que verbalmente, à história.
[caption id="attachment_52819" align="aligncenter" width="300"]
Foto: Equipe SP Leituras[/caption][caption id="attachment_52820" align="aligncenter" width="300"]
Foto: Equipe SP Leituras[/caption][caption id="attachment_52821" align="aligncenter" width="300"]
Foto: Equipe SP Leituras[/caption]Caio, de 7 anos, que está determinado a ser paleontólogo quando crescer, já esteve na biblioteca e aproveitou a tarde de criação para desenvolver em detalhes seu assustador protagonista. Já Arthur, de 6 anos, que não desgrudou de seu boné, veio de Alphaville, para passar o dia no parque e na BVL. Leonardo, de 7 anos, que estava com a irmã Carolina, de 5, do Butantã, já conhecia a biblioteca, embora tenha vindo a primeira vez para participar de uma oficina.
[caption id="attachment_52824" align="aligncenter" width="225"]
Foto: Equipe SP Leituras[/caption][caption id="attachment_52825" align="aligncenter" width="225"]
Foto: Equipe SP Leituras[/caption]Também durante a oficina, as crianças puderam observar os detalhes da gravura original da dona do gato de Alice no País das Maravilhas, um verdadeiro presente que chegou cheio de perguntas sobre o comportamento dos personagens da história. Para encerrar, uma foto do grupo exibindo orgulhosamente seus trabalhos, claro.
[caption id="attachment_52823" align="aligncenter" width="300"]
Foto: Equipe SP Leituras[/caption]Para ficar por dentro de tudo o que aconteceu nas comemorações do Dia do Livro, no domingo, dia 22 de abril, na BVL, confira: https://bvl.org.br/programacao-especial-para-o-dia-do-livro/
Notícias
BVL integra reportagem sobre o conceito de bibliotecas vivas
Biblioteca Parque Villa-Lobos é citada como espaço de liberdade, criação e troca cultural
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026
Villa do Tabuleiro reúne jogos de mesa e RPG na Biblioteca Parque Villa-Lobos
A atividade é presencial, gratuita e aberta a todas as idades,
Postado em 30 DE janeiro DE 2026
Governo de SP lança Clube de Benefícios da Cultura para ampliar acesso e formar público em todo o estado
Iniciativa gratuita integrada à Agenda Viva SP reúne ingressos, descontos, experiências exclusivas e parcerias para aproximar a população dos espaços culturais paulistas
Postado em 24 DE janeiro DE 2026
BVL exibe sessões gratuitas de cinema infantil aos domingos de janeiro
Sucessos de bilheteria animam biblioteca no começo do ano
Postado em 02 DE janeiro DE 2026

