/ governosp
Biblioteca Parque Villa-Lobos

A Biblioteca

Um convite à literatura,
ao conhecimento e à troca de saberes
Nos mesmos moldes que a Biblioteca de São Paulo (BSP), a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) é um modelo de biblioteca viva. Além de livros, caracteriza-se por ser um lugar de pessoas e um chamado à fruição de bons momentos. Localizada dentro do parque de mesmo nome, a BVL foi inaugurada em 2015 e é um exemplo de revitalização do espaço urbano; seu prédio foi construído na área do antigo depósito de resíduos da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (CEAGESP).


Foto: Ricardo Matsukawa

No espaço, descontraído e convidativo, acontecem inúmeras atividades como contação de histórias, saraus, oficinas, apresentações musicais, encontros com escritores, entre outros eventos de uma extensa programação - totalmente gratuita.  O local conta ainda com sala de jogos eletrônicos, ludoteca, computadores com acesso à internet, auditório, deck com vista para o parque, bicicletário e skatário.

O acervo, semanalmente atualizado, tem foco na literatura e um olhar direcionado também para as questões ambientais. É formado por livros, revistas, jornais, livros eletrônicos, audiolivros, HQs, DVDs e CDs, além de livros em braille e falados, voltados para pessoas com deficiência. Com um ambiente inclusivo e acessível, a biblioteca possui diversos aparelhos de tecnologia assistiva, como folheador de páginas, mesa ergonômica, leitora autônoma, reprodutor de áudio, régua braille, teclado e mouse adaptados, computadores com leitor de tela, entre outros.


Foto: Equipe SP Leituras

Em 2019, a biblioteca foi eleita uma das três melhores do mundo, pela Internacional Excellence Awards realizada em Londres. Um ano antes, em 2018, ficou entre as cinco finalistas do Prêmio Biblioteca Pública do Ano promovido pela Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA), a mais importante entidade internacional da área. Ainda em 2018, recebeu a distinção de Honra ao Mérito no Prêmio IPL - Retratos da Leitura, realizado pelo Instituto Pró-Livro (IPL), com patrocínio da Associação Brasileira de Livros Escolares (Abrelivros), da Câmara Brasileira do Livro e do Sindicato Nacional dos Editores de Livro (Snel).

A BVL é um equipamento cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Organização Social SP Leituras (eleita como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil, pelo terceiro ano consecutivo).


Uma experiência diferente em biblioteca.



Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre a história da BVL.

Dados de Janeiro a Agosto de 2021
Frequência
43.643
Total de sócios ativos
14.046
Total geral de acervo
32.496
Total geral de aquisição
1.668
Itens circulados
12.587
Participações em ações culturais *
24.105
(*) Participações presencial e on-line
Cadastre-se e receba nossa newsletter