/ governosp
Biblioteca Parque Villa-Lobos

Acessibilidade

Nossa preocupação com a promoção da inclusão e da autonomia de pessoas com deficiência vai desde o atendimento e a oferta de acervo até a disponibilização de equipamentos de tecnologia assistiva. Nosso acervo conta com livros em braile, audiolivros e livros falados.


Foto: Equipe SP Leituras

Dispomos de mobiliário especial para cadeirantes (mesa de altura regulável e adaptável) e de equipamentos para auxiliar a leitura de deficientes visuais (cegos ou pessoas com baixa visão), como lupa eletrônica, teclado e mouse adaptados, bem como computadores com leitores de tela. Destaque, também, para o escaneador de páginas de livros, que permite ouvir e/ou acompanhar o texto em braile no ritmo desejado (maior ou menor velocidade) e o dispositivo eletrônico que garante a leitura por voz de textos impressos. A biblioteca possui ainda: folheador de páginas, mesa ergonômica, leitor autônomo, reprodutor de áudio, régua braile e dispositivo portátil de visão artificial.


Foto: Equipe SP Leituras

A programação cultural da Biblioteca busca promover acessibilidade e inclusão para todos os públicos de forma integrativa, por meio de atividades diversas, como jogos de tabuleiro e sensoriais, contação de histórias com Libras, cursos, oficinas e eventos. Para saber sobre a programação disponível clique aqui.

Cadastre-se e receba nossa newsletter