/ governosp
Biblioteca Parque Villa-Lobos

Venha ler e comentar o livro Úrsula no Clube de Leitura

01 DE novembro DE 2021

O Clube de Leitura on-line deste mês traz para debate o livro Úrsula, de Maria Firmina dos Reis. A atividade acontecerá dia 26 de novembro, às 15h. 


O romance, que se passa na “mais rica das províncias do Norte”, conta a história dos jovens apaixonados Tancredo e Úrsula. Ao longo do enredo eles enfrentam adversidades familiares e sociais, que dificultam a consolidação da união. 


Para além da história amorosa, a obra publicada em 1859, é considerada um marco da literatura nacional por ser uma das primeiras de autoria feminina e negra. No desenvolvimento do enredo são explorados o protagonismo das mulheres e dos negros, a escravidão e o sistema opressor da época. 


Apesar de ganhar notoriedade muito tempo depois da publicação de sua obra, a escritora maranhense Maria Firmina dos Reis exerceu grande influência na sua região como uma incentivadora da educação e da cultura. Atuou como professora na cidade de Guimarães e fundou a primeira escola primária mista no início de 1880. 


Se interessou pela história? Venha aprofundar a discussão sobre os temas levantados e a construção narrativa do livro no Clube de Leitura.  Inscrições abertas a partir de 2 de novembro, às 10h. Você pode fazer download do livro AQUI.




Cadastre-se e receba nossa newsletter