Venha conversar com Felipe Franco Munhoz e Paula Fábrio no Segundas Intenções de julho
13 DE julho DE 2022Para quem gosta de uma boa conversa, o Segundas Intenções de julho traz um bate-papo com os autores Felipe Franco Munhoz e Paula Fábrio. O encontro, com mediação do jornalista Manuel da Costa Pinto, será presencial e acontece no dia 23, das 11h às 13h. O evento também é transmitido pelo Facebook da Biblioteca Parque Villa-Lobos. Não é necessário inscrição.
Felipe Franco Munhoz nasceu em São Paulo, em 1990. Seu livro de estreia foi Mentiras (2016), todo escrito em forma de diálogo. O romance foi inspirado na obra de Philip Roth e, a convite da Philip Roth Society, o autor leu trechos da obra durante as comemorações de 80 anos do escritor, em Newark. Mentiras foi escrito no âmbito da Bolsa Funarte de Criação Literária, recebida por Franco em 2010. Foi celebrado, recebendo comentários do escritor Raimundo Carrero – “Grande, belo e corajoso livro. Lições de diálogo” – e do poeta e tradutor Paulo Henriques Britto – “Belo trabalho de metaficção”. A respeito do livro seguinte de Franco Munhoz, Identidades (2018), Caetano Veloso revelou estar “fascinado”.
Em 2022, com Lanternas ao nirvana, que combina narrativa, poesia e texto dramático, Franco transforma as páginas do livro em palco: o cenário é um mundo pandêmico entre março de 2020 e janeiro de 2021. Cada texto acompanha uma data, indicando o dia exato do início de escrita do texto em questão. Inclusive, o texto Parêntesis, que faz parte obra, foi adaptado para um curta-metragem homônimo, de 2021, dirigido por Natália Lage.
Nossa outra convidada, Paula Fábrio já coleciona prêmios em sua bagagem. Mestre em Literatura pela Universidade de São Paulo (USP), a autora ganhou o Prêmio São Paulo de Literatura de 2013 na categoria autor estreante com mais de 40 anos, com seu romance Desnorteio. Em 2015, publicou seu segundo romance, Um Dia Toparei Comigo, pela editora Foz. O livro foi finalista no mesmo prêmio no ano seguinte. Sua primeira história juvenil, No Corredor dos cobogós, saiu pela SM Edições, na coleção Barco a vapor, em 2019, e ganhou o Prêmio de melhor livro Jovem da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), época que recebeu o Prêmio Escritora Revelação da FNLIJ. Sua obra mais recente é Estudo sobre o Fim: bangue-bangue à paulista, romance publicado pela Editora Reformatório.
Para ler! Acervo físico: