Venha comemorar o Dia das Crianças e o Dia da Leitura na BVL!
10 DE outubro DE 2019
Na BVL, o destaque do fim de semana fica com o dia 13 de outubro, com a Oficina minichef intitulada A Cozinha encantada dos contos de fada e o espetáculo “João e Maria”. A oficina, das 11h30 às 13h30, é indicada para crianças entre 7 e 12 anos e mistura culinária e literatura, de forma lúdica. A Cia. Le Plat du Jour estará por aqui também no domingo, 13 de outubro, às 16h.
A BVL receberá ainda a escritora Índigo, autora de mais de 20 livros para crianças e adolescentes, no Segundas Intenções, bate-papo agendado para 12 de outubro, sábado, das 11h às 13h. E vale lembrar que a mostra Libertas: Leitura e Literatura nas Prisões, aberta ao público sempre de terça a domingo, das 9h30 às 18h30, fica até o dia 20 de outubro na biblioteca e reúne uma série de atividades paralelas como rodas de conversa e até sarau.
Confira o que preparamos para o sábado e domingo (programação sujeita a alterações):
12 de outubro (sábado)
9h30 às 18h30 - Exposição - Libertas: Leitura e Literatura nas Prisões - Dois caminhos distintos marcam a experiência humana: a escrita e a leitura; e a prisão. A mostra reúne e apresenta obras clássicas da Literatura sobre o cárcere e obras produzidas por pessoas presas. Visitação: de terça a domingo, das 9h30 às 18h30, até 20 de outubro. Organização: Fórum Cultura, Trabalho e Cidadania. Não é necessário fazer inscrição.
10h30 às 11h15 - Lê no Ninho - Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Com equipe BVL. Vagas preenchidas por ordem de chegada.
11h às 13h - Segundas Intenções - Bate-papo com a escritora Índigo. Mediação: Manuel da Costa Pinto. Não é necessário fazer inscrição. Declaração de atividades complementares para estudantes universitários.
14h30 às 16h30 - Roda de conversa - A remição de pena por meio da leitura: dilemas e desafios - Diálogo sobre remição da pena pela leitura e o direito à cultura e educação (atividade paralela à exposição Libertas: Leitura e Literatura nas Prisões). Com a Equipe Educativo. Não é necessário fazer inscrição. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
15h às 17h - Jogos para Todos - Oficina de xadrez: Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Com a FOX (Formação e Orientação de Xadrez). Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
16h às 17h - Hora do Conto - Saladinha de queixas, de Tatiana Belinky. Com a Cia. Duo Encantando. Não é necessário fazer inscrição.
13 de outubro (domingo)
9h30 às 18h30 - Exposição - Libertas: Leitura e Literatura nas Prisões - Dois caminhos distintos marcam a experiência humana: a escrita e a leitura; e a prisão. A mostra reúne e apresenta obras clássicas da Literatura sobre o cárcere e obras produzidas por pessoas presas. Visitação: de terça a domingo, das 9h30 às 18h30, até 20 de outubro. Organização: Fórum Cultura, Trabalho e Cidadania. Não é necessário fazer inscrição.
10h30 às 11h15 - Lê no Ninho - Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Com equipe BVL. Vagas preenchidas por ordem de chegada.
11h às 16h - Domingo no Parque - Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias no Parque Villa-Lobos. Com Tricotando Palavras. Não é necessário fazer inscrição. Em caso de chuva a atividade será realizada dentro da biblioteca.
11h30 às 13h30 - Oficina minichef: A cozinha encantada dos contos de fada - A contação da história João e Maria serve de inspiração para que os pequenos participantes aprendam a fazer biscoitos decorados. Com o chef Andy Giacometti. Indicado para crianças entre 7 e 12 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
16h às 17h - Espetáculo - João e Maria - Adaptação ecológica do clássico dos Irmãos Grimm, em que duas pássaras querem ir embora da floresta por causa do desmatamento. Não é necessário inscrição. Com a Cia. Le Plat du Jour.
Notícias
BVL integra reportagem sobre o conceito de bibliotecas vivas
Biblioteca Parque Villa-Lobos é citada como espaço de liberdade, criação e troca cultural
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026
Villa do Tabuleiro reúne jogos de mesa e RPG na Biblioteca Parque Villa-Lobos
A atividade é presencial, gratuita e aberta a todas as idades,
Postado em 30 DE janeiro DE 2026
Governo de SP lança Clube de Benefícios da Cultura para ampliar acesso e formar público em todo o estado
Iniciativa gratuita integrada à Agenda Viva SP reúne ingressos, descontos, experiências exclusivas e parcerias para aproximar a população dos espaços culturais paulistas
Postado em 24 DE janeiro DE 2026
BVL exibe sessões gratuitas de cinema infantil aos domingos de janeiro
Sucessos de bilheteria animam biblioteca no começo do ano
Postado em 02 DE janeiro DE 2026

