Últimos dias para visitar a exposição XINGU: Presente!
04 DE maio DE 2023Venha visitar a exposição XINGU: Presente! aqui na BVL e mergulhe na ancestralidade do território Indígena do Xingu – a primeira reserva indígena demarcada do Brasil, criada em 1961, no coração da Amazônia.
A exposição fica até o dia 20 de agosto e destaca fotos feitas pelo jornalista Valdir Zwetsch que, no começo dos anos 1970, a convite dos irmãos Orlando e Cláudio Villas-Bôas, fez três viagens ao Xingu como repórter para as extintas revistas O Cruzeiro e Realidade.
Como sempre fazia em suas andanças profissionais, Zwetsch levou sua câmera Asahi Pentax com teleobjetiva de 200mm e um punhado de filmes de 35mm, registrando mais de 700 imagens do dia a dia das aldeias e de rituais de grande importância cultural e espiritual dos povos xinguanos.
Essas fotografias, de valor jornalístico, histórico, antropológico e artístico, registram ritos e costumes que são mantidos até hoje pelos povos originários do Alto Xingu. São imagens que atravessam os tempos e reafirmam a resistência cultural e mitológica dos primeiros habitantes do “nosso” país.
Parte desses registros já integra a coleção de fotografias brasileiras da Bibliothèque Nationale de France e, agora, com organização da empresa Porto de Cultura e curadoria de Marly Porto, a exposição XINGU: Presente! acontece na Biblioteca Parque Villa-Lobos, em São Paulo, reunindo 20 fotografias do acervo do jornalista.