Quer saber como nasce um livro infantil?
18 DE abril DE 2022Você sabia que existe uma diferença entre um livro infantil tradicional e o livro ilustrado? Quem explica é o ilustrador e escritor Odilon Moraes, que estará presente no programa Segundas Intenções da BVL, no dia 30 de abril, às 11h. “Em um livro tradicional, a ilustração é praticamente uma reprodução do próprio texto. Já no livro ilustrado, a história só acontece com a união das palavras e imagens.”
Formado em arquitetura e com talento inato para as artes plásticas, Odilon Moraes optou, ainda na faculdade, por construir livros em vez de casas. Já ganhou quatro vezes o prêmio Jabuti por seus trabalhos ilustrados e, como escritor, suas obras Pedro e Lua, A Princesinha Medrosa e Rosa receberam o prêmio de melhor livro do ano para crianças, pela Fundação Nacional do Livro para a Infância e a Juventude (FNLIJ). É também pesquisador da história da ilustração e atualmente leciona em instituições como A Casa Tombada e o Instituto Vera Cruz.
Um dos seus livros mais recentes está disponível para empréstimo na BVL. Trata-se da obra Os Invisíveis, feita em parceria com o escritor Tino Freitas, que aborda as invisibilidades do cotidiano e conta a história de um menino com um superpoder: ele é o único da sua família que consegue enxergar o que os adultos não veem.
No bate-papo ao vivo, mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto, nosso convidado irá falar sobre o processo de criação de um livro infantil, sua carreira literária e curiosidades sobre o mundo editorial. Não perca!
Para ler!
Acervo físico:
Os Invisíveis (Companhia das Letrinhas, 2021)