Programação de julho
24 DE junho DE 2019
Quem disse que biblioteca não é lugar para aproveitar as férias? A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (selecionada entre as 100 Melhores ONGs do Brasil), tem várias opções de programas culturais gratuitos para toda a família em julho, período de recesso escolar. Para quem gosta de jogar, a ideia é participar do Campeonato de Videogame – Futebol Digital 2019, marcado para o sábado, dia 6, das 10h às 17h. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no balcão de atendimento da biblioteca, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h. As sessões do programa Pontos MIS também são destaques da programação, com sessões na quarta-feira, dia 10, às 15h, e no sábado, dia 20, às 14h, da animação Bruxarias (classificação indicativa livre).
Em 20 de julho, sábado, das 11h às 13h, o programa Segundas Intenções recebe o escritor Ronaldo Bressane, que também é jornalista e professor de escrita criativa. Bressane publicou livros em vários gêneros, entre eles, Escalpo (Reformatório, 2017) e Mnemomáquina (Demônio Negro, 2014), V.I.S.H.N.U. (Cia das Letras) e Sandiliche (Cosac Naify). Escreve sobre literatura no jornal O Estado de S.Paulo e na revista Bravo!, e há dez anos dá aulas de escrita criativa de ficção e não-ficção. Atualmente faz mestrado em estudos literários na Unifesp, pesquisando psicopatologias na literatura brasileira. A mediação do bate-papo fica com o jornalista Manuel da Costa Pinto. A oficina Viagem Gastronômica também vem aí, no mesmo dia, das 15h30 às 17h, e reúne literatura e gastronomia, tendo como centro o romance Írisz: as orquídeas, da escritora Noemi Jaffe.
Dicas do mês
Os programas Brincando e Aprendendo e Pintando o 7 são dicas do mês na BVL e ótimas oportunidades para aproveitar as férias em família. O Pintando o 7 é um conjunto de atividades que envolvem a criação artística, direcionada ao desenvolvimento intelectual das crianças. O Pintando acontece sempre quartas-feiras, das 10h30 às 11h30 e é indicado para crianças a partir de 7 anos. Já o Brincando e Aprendendo reúne intervenções, jogos teatrais, ritmos e brincadeiras educativas sempre às sextas-feiras, das 15h30 às 16h30 e também recebe os pequenos da mesma faixa etária.
Confira a programação completa, clicando aqui.
Notícias
BVL integra reportagem sobre o conceito de bibliotecas vivas
Biblioteca Parque Villa-Lobos é citada como espaço de liberdade, criação e troca cultural
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026
Villa do Tabuleiro reúne jogos de mesa e RPG na Biblioteca Parque Villa-Lobos
A atividade é presencial, gratuita e aberta a todas as idades,
Postado em 30 DE janeiro DE 2026
Governo de SP lança Clube de Benefícios da Cultura para ampliar acesso e formar público em todo o estado
Iniciativa gratuita integrada à Agenda Viva SP reúne ingressos, descontos, experiências exclusivas e parcerias para aproximar a população dos espaços culturais paulistas
Postado em 24 DE janeiro DE 2026
BVL exibe sessões gratuitas de cinema infantil aos domingos de janeiro
Sucessos de bilheteria animam biblioteca no começo do ano
Postado em 02 DE janeiro DE 2026

