Professora Naiara Costa dos Santos analisa as obras de Gregório de Matos
10 DE novembro DE 2020
Para facilitar a compreensão e retenção do aprendizado, as aulas de Naiara contam sempre com fator lúdico e traçam relações com o cotidiano dos estudantes, para reforçar o teor das matérias. Não é raro que ela cite séries de TV e filmes bem conhecidos dos jovens, para aproximar o conteúdo das aulas do conhecimento exigido nas obras.
No total, o curso soma nove encontros; cada um deles focado em um autor e título. A jornada de conhecimento teve início com "Poemas escolhidos", de Gregório de Matos; passou por "A Relíquia", de Eça de Queirós e "Quincas Borba", de Machado de Assis, respectivamente nos dias 6 e 9. Amanhã, 11 de novembro, é a vez de "Angústia", de Graciliano Ramos e, na sequência, "Claro Enigma", de Carlos Drummond de Andrade (dia 13); "Romanceiro da Inconfidência", de Cecília Meireles (dia 16); "Campo Geral", de Guimarães Rosa (dia 18); "Mayombe", de Pepetela (dia 20); e "Nove Noites", de Bernardo Carvalho (dia 23).
A primeira das aulas - que teve como foco Gregório de Matos, mais conhecido como "Boca do Inferno" - contou com um panorama dos movimentos literários, feito de forma cronológica e com a citação de principais características, como o Barroco (e a luta entre o profano e o sagrado), o Classicismo Quinhentismo (com a valorização do homem; antropocentrismo), o Humanismo (com aspectos críticos de uma sociedade em transição) e o Trovadorismo (com as cantigas de amor, do eu lírico), entre outros.
Sobre Gregório de Matos especificamente, Naiara destacou uma pequena biografia, com dados como o nascimento em Salvador e a família abastada, formada por proprietários rurais, donos de engenhos e funcionários da administração da colônia (Brasil). Baseando-se na coletânea de poemas reunidos por José Miguel Wisnik, a professora reforçou a importância do autor como poeta satírico da literatura em língua portuguesa, durante o período colonial. Dando exemplos de textos e interpretando alguns deles, Naiara lembrou os estudantes que nenhuma das obras atribuídas a Gregório foi publicada em vida, de forma impressa. Quer saber ainda mais sobre o autor? Confira em: https://www.academia.org.br/academicos/gregorio-de-matos/biografia.
E não deixe de visitar sempre nosso site, além de acompanhar nossa programação nas redes sociais. A biblioteca tem atividades online e presencial que podem interessar quem gosta de literatura e quer aprofundar seus conhecimentos. Em dezembro, por exemplo, vem aí a Oficina O legado de Clarice Lispector, com Nádia Battella Gotlib (inscrições a partir de 17 de novembro em www.bvl.org.br/inscricao).
[gallery type="rectangular" size="large" ids="65861,65862,65863"]
[caption id="attachment_65860" align="aligncenter" width="702"]
Foto: Reprodução.[/caption] Notícias
BVL integra reportagem sobre o conceito de bibliotecas vivas
Biblioteca Parque Villa-Lobos é citada como espaço de liberdade, criação e troca cultural
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026
Villa do Tabuleiro reúne jogos de mesa e RPG na Biblioteca Parque Villa-Lobos
A atividade é presencial, gratuita e aberta a todas as idades,
Postado em 30 DE janeiro DE 2026
Governo de SP lança Clube de Benefícios da Cultura para ampliar acesso e formar público em todo o estado
Iniciativa gratuita integrada à Agenda Viva SP reúne ingressos, descontos, experiências exclusivas e parcerias para aproximar a população dos espaços culturais paulistas
Postado em 24 DE janeiro DE 2026
BVL exibe sessões gratuitas de cinema infantil aos domingos de janeiro
Sucessos de bilheteria animam biblioteca no começo do ano
Postado em 02 DE janeiro DE 2026

