Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Professora de xadrez comenta participação em aula especial online

14 DE julho DE 2020
As aulas online de xadrez, realizadas em junho na página do Facebook da Biblioteca Parque Villa-Lobos, contaram, ao final, com participação especial da professora Liziane Nathália Vicenzi. Comandada pelo MF Adriano Caldeira, a atividade foi direcionada aos jogadores iniciantes e de nível intermediário na BVL e a convidada compartilhou dicas na última das sessões. A programação virtual da Biblioteca de São Paulo também contou com a iniciativa (clique aqui para conferir).

 Na BVL, as aulas contemplaram as regras e o objetivo do jogo, o xeque-mate e os casos de empate, exercícios de mate em 1 e com mates na oitava fileira, além dos elementares. Liziane participou da específica sobre os movimentos de abertura. "Achei a iniciativa maravilhosa! A ideia das aulas ao vivo em vídeo foi excelente já que é uma maneira que facilita o aprendizado, é lúdica, promove interação e a aula pode ser assistida novamente para reforçar algum conceito ou novo ensinamento", comenta ela que também é professora na área.

Liziane, que mora atualmente em Santa Catarina, tem acompanhado as redes sociais das bibliotecas ("ambas as páginas possuem uma excelente divulgação e valorização cultural em seus conteúdos") e pretende conhecê-las quando visitar São Paulo depois que a pandemia passar. Na opinião dela, o xadrez tem sido ainda mais valorizado neste período de isolamento. "Acredito que atividades no meio digital foram impulsionadas e que serão uma realidade cada vez mais constante. O xadrez possui um diferencial em relação a outros esportes. já que a sua prática se manteve de forma online e qualquer um pode aprender e praticar em qualquer lugar do mundo. Na minha opinião, o xadrez é transformador de vidas, porque todas as pessoas que conheço que aprenderam xadrez foram transformadas de algumas forma - e a maioria delas para melhor. Considero o xadrez um esporte que ajuda na tomada de decisões, na disciplina e constância, exercita a paciência e, no meu caso, auxilia até na autoestima porque realmente preciso confiar muito em mim mesma para manter a persistência e espírito de luta durante as partidas", explica.

Atualmente, a professora começou um Doutorado em Educação na UFSC e o projeto de tese versa sobre xadrez, mulheres e jornalismo. De olho na programação de jogos pelo Brasil, Liziane tem como principal meta sempre a participação nos JASC (Jogos Abertos de Santa Catarina), que disputa representando a equipe de Florianópolis. "Pretendo continuar treinando e estudando xadrez já que é uma das maiores paixões da minha vida!", conclui ela, que pode ser vista dando as explicações da última aula das sessões da BVL em vídeo a seguir:



Quer conferir todas as aulas online realizadas na BVL sobre xadrez? Confira, clicando aqui. E fique sempre atento em nossas mídias sociais porque muito mais está por vir. Para curtir nossa página no Facebook, acesse: https://www.facebook.com/BVLbiblioteca/. O Instagram é o @BVLbiblioteca. Vale lembrar que as atividades presenciais continuam suspensas nas duas bibliotecas.

[caption id="attachment_64308" align="alignnone" width="1920"]Reprodução. Reprodução.[/caption]
Cadastre-se e receba nossa newsletter
Patrocinadores
Explore o Guia de viagens São Paulo para obter mais ideias.

Política de Privacidade

Este site é mantido e operado pela Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL).

Nós coletamos e utilizamos alguns dados pessoais que pertencem àqueles que utilizam nosso site. Ao fazê-lo, agimos na qualidade de controlador desses dados e estamos sujeitos às disposições da Lei Federal n. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD).

Cookies
Cookies são pequenos arquivos de texto baixados automaticamente em seu dispositivo quando você acessa e navega por um site. Eles servem, basicamente, para que seja possível identificar dispositivos, atividades e preferências de usuários, otimizando a experiência no site. Os cookies não permitem que qualquer arquivo ou informação sejam extraídos do disco rígido do usuário, não sendo possível, ainda, que, por meio deles, se tenha acesso a informações pessoais que não tenham partido do usuário ou da forma como utiliza os recursos do site.

a. Cookies de terceiros
Alguns de nossos parceiros podem configurar cookies nos dispositivos dos usuários que acessam nosso site.
Estes cookies, em geral, visam possibilitar que nossos parceiros possam oferecer seu conteúdo e seus serviços ao usuário que acessa nosso site de forma personalizada, por meio da obtenção de dados de navegação extraídos a partir de sua interação com o site.
O usuário poderá obter mais informações sobre os cookies de terceiros e sobre a forma como os dados obtidos a partir dele são tratados, além de ter acesso à descrição dos cookies utilizados e de suas características, acessando o seguinte link:
https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/analyticsjs/cookie-usage?hl=pt-br
https://policies.google.com/privacy?hl=pt-BR
As entidades encarregadas da coleta dos cookies poderão ceder as informações obtidas a terceiros.

b. Gestão de cookies
O usuário poderá se opor ao registro de cookies pelo site, bastando que desative esta opção no seu próprio navegador. Mais informações sobre como fazer isso em alguns dos principais navegadores utilizados hoje podem ser acessadas a partir dos seguintes links:
Internet Explorer:
https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internet-explorer-delete-manage-cookies

Safari:
https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

Google Chrome:
https://support.google.com/chrome/answer/95647?hl=pt-BR&hlrm=pt

Mozila Firefox:
https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-que-os-sites-usam

Opera:
https://www.opera.com/help/tutorials/security/privacy/

A desativação dos cookies, no entanto, pode afetar a disponibilidade de algumas ferramentas e funcionalidades do site, comprometendo seu correto e esperado funcionamento. Outra consequência possível é remoção das preferências do usuário que eventualmente tiverem sido salvas, prejudicando sua experiência.