Para marcar Dia do Quadrinho Nacional, Carol Ito ministra oficina online
22 DE janeiro DE 2021
Angelo Agostini (1843-1910) e sua mais famosa criação,o personagem Nhô Quim. Foto: Montagem/ Pires/Reprodução[/caption]Para comemorar o Dia do Quadrinho Nacional, que no Brasil comemora-se em 30 de janeiro, a Biblioteca Parque Villa-Lobos programou uma atividade sobre o tema com a artista gráfica Carol Ito. A oficina online Tirinhas autobiográficas acontece nos dias 26 e 27, das 14h às 16h30 - para se inscrever, clique aqui.
Nesta oficina, Carol vai oferecer dicas básicas sobre a linguagem das HQs. "A ideia é que o participante possa criar uma tirinha autobiográfica sobre algum acontecimento marcante ou reflexão que gostaria de registrar em textos, cores e traços", diz a artista.
[caption id="attachment_66640" align="aligncenter" width="667"]
Carol Ito. Foto: Divulgação/ Jozzu[/caption]A Biblioteca de São Paulo também vai comemorar a data com uma atividade de quadrinhos em janeiro. Na BSP, a oficina online Quadrinhos de Bolso, com Eloar Guazzelli Filho, acontece nos dias 28 e 29, das 14h às 17h - para mais informações, clique aqui.
Você também pode encontrar obras sobre o assunto nos acervos da BSP e da BVL, e na Biblioteca Digital.
HQ inaugural
No Brasil, o Dia do Quadrinho Nacional é comemorado em 30 de janeiro, de acordo com o estabelecido em 1984 pela Associação dos Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-SP). Nesta data, em 1869, foi publicada na revista "Vida Fluminense" aquela que é considerada por muitos acadêmicos a primeira HQ brasileira, "As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte", do artista ítalo-brasileiro Angelo Agostini (1843-1910).
Nascido na Itália e criado na França, Agostini veio para o Brasil com 16 anos, para acompanhar a mãe, a cantora lírica Raquel Agostini, contratada pela Companhia Lírica do Teatro Lírico Fluminense. Radicado no País, tornou-se ilustrador, caricaturista, desenhista e pintor, talvez o mais importante artista gráfico da segunda metade do século XIX. Foi um dos criadores das histórias em quadrinhos no Brasil, editor e ativista político, tendo defendido a abolição da escravatura e a proclamação da República. Ele é citado na versão online da Enciclopédia Britânica, no verbete sobre as "tiras cômicas".
Morou em São Paulo e no Rio, cidades onde fundou várias revistas de humor, como "O Diabo Coxo", "O Cabrião", "Revista Ilustrada" e "Dom Quixote". Também colaborou para "O Arlequim", "Vida Fluminense", "O Mosquito", "O Tico-Tico" e "O Malho". Em 1888, consegue a cidadania brasileira. Como teve uma filha fora do casamento, o que causou escândalo à época, viaja para Paris em 1889, e lá permanece até 1895, quando volta ao Rio. Morre na capital brasileira, no dia 28 de janeiro de 1910.
Segundo Rosangela de Jesus Silva no artigo "Angelo Agostini: crítica de arte, política e cultura no Brasil do Segundo Reinado", para o abolicionista Joaquim Nabuco, Agostini era um idealista, desprendido da política institucional e interessado nos reflexos das atitudes políticas na vida das pessoas. “Angelo Agostini teve a fortuna de ser o que se pode chamar em matéria de liberalismo o caráter bem equilibrado, o daquele que ama a liberdade, não pela palavra, mas pela coisa, não pela doutrina, mas pelo fato, e, sobretudo não por si, mas pelos outros”.
Notícias
BVL integra reportagem sobre o conceito de bibliotecas vivas
Biblioteca Parque Villa-Lobos é citada como espaço de liberdade, criação e troca cultural
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026
Villa do Tabuleiro reúne jogos de mesa e RPG na Biblioteca Parque Villa-Lobos
A atividade é presencial, gratuita e aberta a todas as idades,
Postado em 30 DE janeiro DE 2026
Governo de SP lança Clube de Benefícios da Cultura para ampliar acesso e formar público em todo o estado
Iniciativa gratuita integrada à Agenda Viva SP reúne ingressos, descontos, experiências exclusivas e parcerias para aproximar a população dos espaços culturais paulistas
Postado em 24 DE janeiro DE 2026
BVL exibe sessões gratuitas de cinema infantil aos domingos de janeiro
Sucessos de bilheteria animam biblioteca no começo do ano
Postado em 02 DE janeiro DE 2026

