Os nós que formaram Tarso de Melo
21 DE outubro DE 2022No dia 15 de outubro, a BVL amanheceu com a presença do poeta Tarso de Melo no programa Segundas Intenções, a série de encontros mensais com escritores mediada pelo jornalista Manuel da Costa Pinto.
A proposta do programa é promover um contato mais próximo do leitor com os autores dos mais diversos gêneros literários. Foi nesse clima intimista que Tarso de Melo compartilhou com o público os “nós” que constituem e que deram início ao seu “novelo” pelo universo da poesia e da escrita.
O autor contou que seu interesse pela poesia surgiu com a música, mais precisamente com os sons da banda The Doors. Tarso teve contato com alguns nomes de poetas que apareciam ao longo da biografia do cantor Jim Morrison como fontes inspiradoras na formação do músico que ele admirava. A partir desse momento, o autor começou a desbravar o mundo da poesia, indo atrás das referências citadas na biografia que leu. Depois, passou a buscar por outras obras, participar de eventos poéticos, conhecer escritores e frequentar feiras, livrarias e editoras, entre elas, a Alpharrabio, uma descoberta que virou parte da vida e da trajetória de Tarso como leitor e escritor. Foi na livraria e editora Alpharrabio que o poeta começou com pequenas publicações e experimentos editoriais, até lançar seu primeiro livro, em 1999, intitulado A lapso.
Nesse ritmo de prosa intercalada com a leitura de alguns poemas do autor que o encontro segue por quase duas horas, trazendo curiosidades acerca dos processos de criação e das descobertas pessoais e profissionais do poeta. O escritor também deixou o público instigado ao anunciar o lançamento de As formas selvagens da alegria. Premiado pelo PROAC/LAB 2021, o novo livro está previsto para sair ainda neste ano de 2022.
Quer saber mais sobre esse encontro? Confira na íntegra como foi o bate-papo:
Você também já pode se programar para participar dos próximos Segundas Intenções. Anote as datas de novembro!
Sábado, 5 de novembro, das 11h às 13h, o bate-papo é com Sacolinha, na Biblioteca de São Paulo.
Já na Biblioteca Parque Villa-Lobos, o convidado será Ailton Krenak, no dia 19 de novembro, das 11h às 13h.