Oficina analisa os manifestos artísticos do início do século 20
17 DE agosto DE 2022
Entre os dias 9 e 30 de agosto, os participantes da oficina Estudo do Manifesto de Vanguarda vão analisar os textos de manifestos desde sua origem política até chegar aos movimentos literários e artísticos do século 20. As aulas ministradas pelo professor de Literatura e Teoria Literária da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Marcelo Moreschi, propõe uma reflexão histórica e teórica sobre o gênero, a partir de sua origem no campo política radical e apropriação pela arte até chegar ao uso (ou recusa) do estilo pelo movimento modernista. Além disso, durante os encontros, os alunos participam de uma oficina de escrita de manifestos.
O texto de manifesto não é um ensaio, é um texto revolucionário que invoca mudanças, mostra insatisfações e é, muitas vezes, polêmico. “Nas artes, o manifesto tem a função de marcar o início de um novo movimento, é uma espécie de fundação de uma corrente em rompimento com o estilo anterior. Ma sé importante ressaltar que ali o sujeito ainda não está constituído, a assinatura só vem depois, com a adesão dos artistas à nova proposta”, explica o professor.
Na primeira aula, os participantes analisam o Manifesto Utópico-Ecológico em Defesa da Poesia & do Delírio, do poeta Roberto Piva. O segundo encontro, apresenta a invenção do manifesto moderno, com leitura e discussão do “Manifesto do Partido Comunista”, de Marx e Engels. O terceiro dia é reservado para apresentar a apropriação do manifesto nas artes, com a leitura do “Manifesto Futurista”, de F.T. Marinetti, e do Manifesto Dadaísta, que inaugura o movimento Dadá, escrito por Hugo Ball. No encerramento da oficina, os alunos discutem o filme Manifesto, de Julian Rosefeldt, de 2017, além da leitura e discussão de manifestos da vanguarda portuguesa e brasileira.
A oficina Estudo do Manifesto de Vanguarda é realizada em parceria com a Unifesp e integra o projeto Literatura Brasileira no XXI.
Notícias

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual
Confira uma lista especial de leituras separadas por nossa equipe!
Postado em 29 DE novembro DE 2023
Mariana Salomão Carrara e Alexandre Alliatti vencem o 16º Prêmio São Paulo de Literatura
Cerimônia organizada pela SP Leituras e realizada na Biblioteca Parque Villa-Lobos reuniu escritores, editores, jurados e autoridades
Postado em 29 DE novembro DE 2023
Leitura ao Pé do Ouvido destaca obra de Miguel De Cervantes
Ouça trecho do livro Quatro novelas exemplares - A Ciganinha
Postado em 28 DE novembro DE 2023
Cordel em destaque na BVL!
Em novembro, nossa equipe separou uma lista de livros que contam as histórias do cordel, confira!
Postado em 01 DE novembro DE 2023