O Leitura ao Pé do Ouvido apresenta destaca obra de Ítalo Calvino
05 DE dezembro DE 2023O Leitura ao Pé do Ouvido apresenta As cidades invisíveis, de Ítalo Calvino. O autor, formado em Letras, conheceu diversos militantes comunistas após a Segunda Guerra e passou a trabalhar no jornal comunista L’Unità e na editora Einaudi. Foi membro do Partido Comunista Italiano até 1956 e a sua carta de renúncia do partido ficou famosa em 1957, quando se desfiliou. Sua primeira obra foi Il sentiero dei nidi di ragno (A trilha dos ninhos de aranha no Brasil e O atalho dos ninhos de aranha em Portugal), publicada em 1947. E a obra mais conhecida do escritor é que trazemos hoje em pequeno trecho para você, ouça aqui!
Gostou? Este livro está disponível para empréstimo no acervo da Biblioteca Parque Villa-Lobos. Faça já a sua carteirinha e leve a sua próxima leitura para casa!
Trecho lido:
"A maiores constrições estão expostas, como em todos os lugares, as vidas secretas e aventurosas. Os gatos de Esmeraldina, os ladrões, os amantes clandestinos, locomovem-se pelas ruas mais elevadas e descontínuas, saltando de um telhado para o outro, descendo de uma sacada para uma varanda, contornando beirais com passo de equilibrista. Mais abaixo, os ratos correm nas escuras cloacas, um atrás do rabo do outro, juntamente com os conspiradores e os contrabandistas: espreitam através de fossos e esgotos, escapam por interstícios e vielas, arrastam de um esconderijo para o outro cascas de queijo, mercadorias ilícitas e barris de pólvora, atravessam a compacta cidade perfurada pela rede de covas subterrâneas."