O amor está no ar. E nos livros!
10 DE junho DE 2021As explicações para o afeto se multiplicam e você pode encontrar o retrato de relações apaixonadas em diversas obras. Há quem também prefira não defini-lo. Como diz Drummond, "te amo porque te amo" pode ser uma dessas trilhas dentro dos caminhos e descaminhos do amor. Que tal então aproveitar o Dia dos Namorados para aventurar-se em alguns títulos temáticos?
"Verso livre" reúne poemas amorosos, reflexões metafísicas e muito mais em antologia de textos assinados por Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, José Paulo Alves e Francisco Alvim.
"Traço de poeta" é coletânea de poesias criadas por Cecília Meireles, Affonso Romano de Sant´Anna e Cora Coralina, entre outros, que traçam suas dúvidas e incertezas sobre o amor.
"Obra poética de Fernando Pessoa" conta com dois volumes e soma textos inspiradores deste que é considerado um dos ícones da literatura mundial de todos os tempos.
"Vinte poemas de amor e uma canção desesperada", de Pablo Neruda, contém o registro do primeiro momento de sua trajetória na poesia.
"O que move as paixões", de Clóvis de Barros Filho e Luiz Felipe Pondé, é dica para quem procura obra que estimula a reflexão sobre os afetos. No livro, os autores mostram como, de Platão a teóricos contemporâneos, a filosofia tem tentado explicar as paixões e lidar com elas.
"Amor em tempos de likes", de Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Hugo Francioni e Pedro Pereira. Booktubers se inspiram em três histórias da literatura para criar suas versões de contos românticos na era digital: "Orgulho e Preconceito", "Dom Casmurro" e "Romeu e Julieta".
Você encontra áudios com trechos de obras que se relacionam com o tema e constaram do nosso programa Leitura ao Pé do Ouvido, disponível no site e redes sociais da biblioteca. Confira: "A alvorada do amor", de Olavo Bilac; "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga; e "Negra Rosa & outros poemas", de José Neres. Entre as dicas de leitura fica também "Ladainha", livro de Bruna Beber, que, na poesia 29 (ela numera os conteúdos), trata do amor. A escritora participou de nosso programa Segundas Intenções e falou sobre suas obras e trajetória. Veja ou reveja, clicando aqui.
Quer ainda mais? Há opções na Biblioteca Digital como "Declaração de amor", de Carlos Drummond de Andrade; "Para viver um grande amor", de Vinícius de Moraes; e "Orgulho e preconceito", de Jane Austen. E em audiobooks na Tocalivros como "Escute amor", seleção de crônicas de Affonso Romano de Sant´Anna; "A paixão segundo G. H.", de Clarice Lispector; e "Sonhos de uma noite de verão", de William Shakespeare.
Tema universal, o amor, que é plural e diverso, está no ar nesse final de semana, em especial. Comemore lendo sozinho ou em boa companhia! Afinal, o amor pela leitura deve ser comemorado sempre!