Novidades do Acervo: saiba como funciona!
16 DE novembro DE 2020
São esses os itens que preenchem as estantes de novidades literárias, que garantem muitas opções para se divertir com a família e os amigos, além de compor um espaço livre e inclusivo dedicado ao conhecimento.
Para que a nossa biblioteca cresça com frequência e se mantenha sempre atualizada, realizamos compras semanais. Sim, todas as semanas chegam novidades por aqui e, até o final deste ano, cerca de 2 mil novos itens farão parte da BVL.
A equipe do Acervo é composta por 12 pessoas que, juntas, têm a missão de: ouvir os interesses de sócios, funcionários e parceiros; estar antenado nos assuntos do momento; ficar de olho nos lançamentos e obras premiadas; saber quais são os livros mais comprados e itens precisam ser substituídos.
Hosana de Moraes Santos é a gerente do setor e a responsável por garantir que esses processos aconteçam. “A pesquisa de incorporação de novas obras é uma etapa muito importante na nossa rotina de trabalho. A partir dela conseguimos construir um acervo que dialogue com os interesses dos frequentadores e garantir que a biblioteca possua multiplicidade de gostos e interesses”, afirmou.
Tudo isso resulta em uma lista de itens que serão comprados e, aos poucos, adicionados às prateleiras da BVL. E, mesmo durante o período em que a biblioteca permaneceu com os serviços suspensos por conta da pandemia de covid-19, as novas aquisições continuaram chegando por aqui.
Com a retomada das atividades presenciais, desde o dia 16 de outubro, o serviço de empréstimo de livros está ocorrendo normalmente. Você pode ficar com o livro por 15 dias, podendo renovar por mais 15. Lembrando que todos os títulos devolvidos passam por um período de “quarentena” antes de retornarem às prateleiras.
Confira algumas novidades de novembro:
- O homem de areia, de Lars Kepler
- Mulher de Barro, de Joyce Carol Oates
- Rostos na multidão, de Valeria Luiselli
- Todas as cores do mundo, de Giovanni Montanaro
- O anjo esmeralda, de Don Delillo
- O cachorro amarelo, de Georges Simenon
- Diga o nome dela, de Francisco Goldman
- O boxeador polaco, de Eduardo Halfon
- Murilo Rubião: obra completa, de Murilo Rubião
- O livro das coisas estranhas, de Michel Faber
- Por acaso, de Ali Smith
- Que semana, de Carl-Johan Forssen Ehrlin
- O bazar dos sonhos ruins, de Stephen King
Você também pode acessar nosso catálogo online e ficar por dentro de todas as obras da BVL!
Notícias
BVL integra reportagem sobre o conceito de bibliotecas vivas
Biblioteca Parque Villa-Lobos é citada como espaço de liberdade, criação e troca cultural
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026
Villa do Tabuleiro reúne jogos de mesa e RPG na Biblioteca Parque Villa-Lobos
A atividade é presencial, gratuita e aberta a todas as idades,
Postado em 30 DE janeiro DE 2026
Governo de SP lança Clube de Benefícios da Cultura para ampliar acesso e formar público em todo o estado
Iniciativa gratuita integrada à Agenda Viva SP reúne ingressos, descontos, experiências exclusivas e parcerias para aproximar a população dos espaços culturais paulistas
Postado em 24 DE janeiro DE 2026
BVL exibe sessões gratuitas de cinema infantil aos domingos de janeiro
Sucessos de bilheteria animam biblioteca no começo do ano
Postado em 02 DE janeiro DE 2026

