No Segundas Intenções, Marcelo D'Salete diz que escravidão não foi superada
26 DE novembro DE 2020

Entrevistado do Segundas Intenções Online de novembro na BVL, o quadrinista e ilustrador Marcelo D'Salete tem apenas quatro álbuns publicados. Quase todos são relacionados a temas como preconceito social e racial, além de suas origens históricas no país.
"Existe uma fratura histórica no nosso país, que tem a ver com um passado colonial e escravista. Não está só no passado, mas se atualiza no presente", disse ele, logo no início do bate-papo mediado por Manuel da Costa Pinto. "É o que nós vimos no caso de Porto Alegre, recentemente, em que um homem negro [Beto Freitas] foi espancado até a morte por seguranças do Carrefour. (...) Não é um fenômeno isolado, infelizmente. É uma questão que não superamos. Temos que tentar romper com esse ciclo de violência."
"Cumbe" (2014), premiado em 2018 com o Eisner na categoria melhor edição americana de material estrangeiro, e "Angola Janga" (2017), agraciado no mesmo ano com o Jabuti de quadrinhos, tratam, ambos, do período colonial brasileiro e a chaga da escravidão.
[caption id="attachment_66117" align="aligncenter" width="702"]

D'Salete foi criado no bairro paulistano de São Mateus e, quando adolescente, trabalhou como office boy no centro da cidade. Corria o fim da década de 1990, e muito do que viu em suas andanças transportou para sua obra - direta e indiretamente.
"Muito do que eu via não era retratado nos quadrinhos, nem na música, nem nos filmes", disse ele, que era um leitor ávido da revista "Chiclete com Banana" e das histórias de seus principais artistas: Angeli, Laerte, Glauco, Luiz Gê e outros.
Um exemplo está no álbum "Encruzilhada", que foi relançado em 2016 e traz cinco histórias que se entrelaçam. Ambientados em São Paulo, esses relatos reproduzem casos reais, um deles acontecido em 2009, numa unidade do hipermercado Carrefour.
"Um [cara que trabalhava como] segurança estava lá com a mulher e os seguranças do supermercado o abordaram, lavaram-no para uma sala e o espancaram. É possível trabalhar isso como ficção. A ficção permite que a gente consiga trabalhar esses temas. E também refletir sobre essa realidade", disse ele.
A íntegra do bate-papo, você pode assistir no nosso canal no YouTube ou nesta página:
Notícias
.jpg&largura=700&altura=393)
Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
Confira nossa seleção de livros sobre o tema
Postado em 08 DE abril DE 2025
Exposição Livro na parede: obras de Luise Weiss para o premiado livro Adélia esquecida
De 5 de abril a 4 de maio
Postado em 05 DE abril DE 2025.jpg&largura=700&altura=393)
E o Oscar vai para...
Postado em 11 DE março DE 2025.jpg&largura=700&altura=393)
Exposição celebra sonhos e trajetórias femininas no Dia Internacional da Mulher
"Sonhe Como Uma Garota" apresenta pesquisa inédita, histórias inspiradoras e produções artísticas de mulheres e meninas; mostra gratuita fica em cartaz de 8 a 31 de março.
Postado em 05 DE março DE 2025