Nascimento de James Joyce
02 DE fevereiro DE 2015Joyce era o mais velho entre 10 filhos e cresceu em Dublin, na completa pobreza. Estuda em colégios de jesuítas e, na universidade da cidade, destaca-se como linguista. Em 1902, após abandonar a religião católica e incapaz de suportar os limites culturais de seu país, se instala em Paris, onde estuda Medicina por algum tempo.
Volta a Dublin, devido à morte da mãe, mas deixa a cidade definitivamente em 1904. Vive em Trieste, na Itália (onde conhece Italo Svevo).
Sua primeira ficção publicada foi a coletânea de contos Dublinenses, de 1914, que revelou o tom de sua obra posterior. Tudo se passa na Dublin de sua infância, dissecando em profundidade os irlandeses, demonstrando, de um lado, profundo conhecimento e simpatia por seus conterrâneos, e de outro, a ambivalência em relação ao nacionalismo irlandês e às restrições da Igreja Católica.
O livro inspirou algumas reações negativas. Um leitor chegou a adquirir – e queimar – toda a primeira edição, acontecimento que talvez esteja relacionado ao exílio voluntário de Joyce.
Ulisses – obra publicada em 1922 e que relata um dia na vida do Leonard Bloom usando uma narrativa inspirada no poema épico de Homero, Odisseia –, além do Bloomsday (16 de junho, data em que se passa a história), foi marcado por proibições nos Estados Unidos e Grã-Bretanha por ser considerado obsceno. Em 1933, entretanto, um juiz da corte distrital de Nova York deliberou que não se tratava de pornografia.
Em 1999, Ulisses foi eleito o melhor romance em língua inglesa do século XX.
Sua última obra foi Finnegans Wake, de 1939, morrendo no dia 13 de janeiro de 1941, dois anos após o lançamento.
Notícias
.jpg&largura=700&altura=393)
Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
Confira nossa seleção de livros sobre o tema
Postado em 08 DE abril DE 2025
Exposição Livro na parede: obras de Luise Weiss para o premiado livro Adélia esquecida
De 5 de abril a 4 de maio
Postado em 05 DE abril DE 2025.jpg&largura=700&altura=393)
E o Oscar vai para...
Postado em 11 DE março DE 2025.jpg&largura=700&altura=393)
Exposição celebra sonhos e trajetórias femininas no Dia Internacional da Mulher
"Sonhe Como Uma Garota" apresenta pesquisa inédita, histórias inspiradoras e produções artísticas de mulheres e meninas; mostra gratuita fica em cartaz de 8 a 31 de março.
Postado em 05 DE março DE 2025