Mauricio de Sousa faz 85 e tem novos planos para a Turma da Mônica
27 DE outubro DE 2020
Mauricio de Sousa participa do Segundas Intenções na BSP, em 2015[/caption]Nascido em Santa Isabel e criado em Mogi das Cruzes, no interior do Estado de São Paulo, Mauricio de Sousa completa nesta terça, dia 27, 85 anos de idade. Jornalista, quadrinista e empresário, Mauricio é o criador da Turma da Mônica e de outros personagens emblemáticos, como o Pelezinho.
Seu início de carreira é conhecido. Aos 19 anos, já com habilidade para desenhar, Maurício se muda para São Paulo. Sua primeira parada é o jornal Folha da Tarde, para onde leva seu portfólio, com ilustrações e tiras. Só que não precisavam de ilustradores no diário e sim de um repórter policial. Munido de sobretudo e chapéu, ele fazia reportagens sobre ocorrências policiais e outras histórias.
[caption id="attachment_62290" align="aligncenter" width="702"]
As revistas da Turma da Mõnica na BSP[/caption]Até que, em 1959, o editor do jornal deu a Mauricio a oportunidade pela qual ele tanto esperava. Então, desde que publicou a primeira tira, em 1959, a turma só cresceu. Ele começou com Franjinha e Bidu. Depois, vieram Cebolinha (1960), Cascão (1961), Mônica (1963) e Magali (1963). Todos inspirados em pessoas que cruzaram o caminho do artista ou em seus filhos e filhas.
Os principais personagens, o núcleo duro da Turma da Mônica, ganharam revistas, que venderam até hoje mais de 1 bilhão de exemplares no mundo todo. Muitos outros personagens novos vieram depois, como Do Contra, Nimbus, Dorinha e assim por diante. O artista, que está recolhido em quarentena, diz que não para de trabalhar e promete mais novidades num futuro próximo.
A seguir, assista ao Segundas Intenções com Mauricio de Sousa, na BSP, realizado em 2015:
https://youtu.be/ZSu_FyWcMXs
Notícias
BibliON lança websérie Literatura pelo Mundo em clima de Copa
Produção reúne 11 especialistas para apresentar a literatura de diferentes países, com indicações de obras disponíveis na biblioteca digital
Postado em 13 DE junho DE 2026
Com 1071 participações de 127 municípios, 17º Seminário Internacional Biblioteca Viva encerra edição sobre bibliotecas verdes e ação cidadã
Terceiro dia foi dedicado à formação técnica, com cursos e visitas na Biblioteca de São Paulo e na Biblioteca Parque Villa-Lobos
Postado em 12 DE junho DE 2026
Copa do Mundo 2026: BVL é ponto de troca de figurinhas
Venha completar seu álbum
Postado em 11 DE junho DE 2026
17º Seminário Internacional Biblioteca Viva debate sustentabilidade e marca o lançamento do selo editorial e audiovisual SP Leitores
Com mais de 400 participantes, primeiro dia do evento discutiu o papel transformador das bibliotecas públicas na crise socioambiental, segurança alimentar e saberes tradicionais
Postado em 10 DE junho DE 2026

