Mauricio de Sousa faz 85 e tem novos planos para a Turma da Mônica
27 DE outubro DE 2020Nascido em Santa Isabel e criado em Mogi das Cruzes, no interior do Estado de São Paulo, Mauricio de Sousa completa nesta terça, dia 27, 85 anos de idade. Jornalista, quadrinista e empresário, Mauricio é o criador da Turma da Mônica e de outros personagens emblemáticos, como o Pelezinho.
Seu início de carreira é conhecido. Aos 19 anos, já com habilidade para desenhar, Maurício se muda para São Paulo. Sua primeira parada é o jornal Folha da Tarde, para onde leva seu portfólio, com ilustrações e tiras. Só que não precisavam de ilustradores no diário e sim de um repórter policial. Munido de sobretudo e chapéu, ele fazia reportagens sobre ocorrências policiais e outras histórias.
[caption id="attachment_62290" align="aligncenter" width="702"] As revistas da Turma da Mõnica na BSP[/caption]
Até que, em 1959, o editor do jornal deu a Mauricio a oportunidade pela qual ele tanto esperava. Então, desde que publicou a primeira tira, em 1959, a turma só cresceu. Ele começou com Franjinha e Bidu. Depois, vieram Cebolinha (1960), Cascão (1961), Mônica (1963) e Magali (1963). Todos inspirados em pessoas que cruzaram o caminho do artista ou em seus filhos e filhas.
Os principais personagens, o núcleo duro da Turma da Mônica, ganharam revistas, que venderam até hoje mais de 1 bilhão de exemplares no mundo todo. Muitos outros personagens novos vieram depois, como Do Contra, Nimbus, Dorinha e assim por diante. O artista, que está recolhido em quarentena, diz que não para de trabalhar e promete mais novidades num futuro próximo.
A seguir, assista ao Segundas Intenções com Mauricio de Sousa, na BSP, realizado em 2015:
https://youtu.be/ZSu_FyWcMXs