Leitura ao Pé do Ouvido apresenta O Barão nas árvores, de Ítalo Calvino
09 DE janeiro DE 2024Leitura ao Pé do Ouvido apresenta O Barão nas árvores, de Ítalo Calvino. Formado em Letras, Calvino iniciou o curso de Agronomia, mas abandonou o curso e foi participar da resistência ao fascismo durante a Segunda Guerra Mundial. Após a guerra conheceu diversos militantes comunistas, passou a trabalhar no jornal comunista L’Unità e na editora Einaudi. Foi membro do Partido Comunista Italiano até 1956, tendo se desfiliado em 1957. A sua carta de renúncia ficou famosa em 1957. Sua primeira obra foi Il sentiero dei nidi di ragno (A trilha dos ninhos de aranha no Brasil e O atalho dos ninhos de aranha em Portugal), publicada em 1947, e uma de suas obras mais conhecidas é Le città invisibili (As cidades invisíveis), de 1972, tendo como personagens Marco Polo e Kublai Khan. Calvino morreu de hemorragia cerebral em Siena, Itália, em 19 de setembro de 1985. Ouça aqui o trecho que selecionamos para você desta obra!
Trecho lido:
"Certa vez Cosme, que por montar guarda contra os incêndios adquirira o hábito de acordar à noite, viu uma luz que descia pelo vale.
Seguiu-a entre os ramos, silencioso com seu passo de gato, e viu Enéias Sílvio Carrega, que caminhava rapidinho, com o fez e a chimarra, segurando uma lanterna.
O que estaria tramando àquela hora o cavaleiro advogado, que costumava deitar-se com as galinhas? Cosme saiu atrás deles. Estava atento para não fazer barulho, mesmo sabendo que o tio, quando caminhava tão compenetrado, era igual a um surdo e só enxergava um palmo diante dos pés."