Itapetininga relata sucesso do programa Lê no Ninho na sua Biblioteca Pública
27 DE julho DE 2020
Lê no Ninho na Biblioteca Pública de Itapetininga. Foto: Talita Floriano[/caption]Programa de incentivo à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, o Lê no Ninho foi desenvolvido a partir do Bebelê, que até 2016 fazia parte da programação das bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos. A SP Leituras e o Instituto Tellus foram responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, que acrescentou à metodologia o uso de dispositivos tecnológicos. Além da BSP e da BVL, na capital, bibliotecas públicas de dez outros municípios paulistas aderiram à atividade, com resultados muito positivos.
A Biblioteca Dr. Júlio Prestes de Albuquerque, em Itapetininga, na região Sudeste do Estado, está entre os equipamentos que aderiram ao Lê no Ninho e viram as famílias com crianças pequenas da municipalidade adotarem-no. Segundo a bibliotecária Talita Floriano, os primeiros encontros aconteceram em dezembro de 2016. "Desde o início tivemos uma boa repercussão, pois foi o primeiro projeto desenvolvido para essa faixa etária, que até aquele momento não era somado como leitor", diz ela.
[caption id="attachment_60885" align="aligncenter" width="850"]
Programa Lê no Ninho estimula a leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos. Foto: SP Leituras[/caption]No início, a Biblioteca de Itapetininga programou o Lê no Ninho duas vezes por semana: no primeiro sábado do mês, às 10h, e na terceira quarta-feira, às 18h. Com o tempo, o encontro de sábado acabou se revelando o mais adequado, com um público bastante assíduo. Ao longo do período, os mediadores foram funcionários e estagiários da biblioteca, além de voluntários.
"O nosso maior recorde de público foi este ano, no qual tivemos em média 20 crianças com seus pais e avós", diz Talita. "Temos várias crianças que participam desde o começo, que vimos bebezinhos e agora já sabem ler. É um programa muito bem sucedido na nossa Biblioteca."
Ao longo de maio e junho, o Lê no Ninho, que normalmente acontece nas dependências da biblioteca, foi transportado para o ambiente virtual. A fim de proteger todos os envolvidos nas atividades, bolamos dicas de atividades em oito vídeos curtos e divertidos.
A ideia, tanto presencialmente quanto nas plataformas online, é criar um momento de afetividade e fortalecimento de laços entre crianças e adultos.
Confira todos ele clicando aqui no link que vai para a página da BVL no Facebook.
Aproveite!
Notícias
BVL integra reportagem sobre o conceito de bibliotecas vivas
Biblioteca Parque Villa-Lobos é citada como espaço de liberdade, criação e troca cultural
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026
Villa do Tabuleiro reúne jogos de mesa e RPG na Biblioteca Parque Villa-Lobos
A atividade é presencial, gratuita e aberta a todas as idades,
Postado em 30 DE janeiro DE 2026
Governo de SP lança Clube de Benefícios da Cultura para ampliar acesso e formar público em todo o estado
Iniciativa gratuita integrada à Agenda Viva SP reúne ingressos, descontos, experiências exclusivas e parcerias para aproximar a população dos espaços culturais paulistas
Postado em 24 DE janeiro DE 2026
BVL exibe sessões gratuitas de cinema infantil aos domingos de janeiro
Sucessos de bilheteria animam biblioteca no começo do ano
Postado em 02 DE janeiro DE 2026

