Há 134 anos morria Dostoievski
09 DE fevereiro DE 2015Autor de importantes romances, como Os irmãos Karamazov e Crime e castigo, Dostoievski ficou conhecido por explorar a autodestruição, a humilhação e o assassinato, além de analisar estados patológicos que levam ao suicídio, à loucura e ao homicídio.
O perfil do personagem que parecia fascinar Dostoievski é o do amoral, de alguém com uma visão de mundo que os psicólogos de hoje denominariam como sociopata. Em contraste com o sujeito simplesmente imoral, que escolhe egoisticamente ir atrás de seus próprios ganhos fáceis, os personagens amorais de Dostoievski, como Svidrigailov em Crime e castigo, e Smerdyakov, em Os irmãos Karamazov , não estão comprometidos por motivações consistentes. Parecem ter apenas uma vaga concepção sobre as implicações éticas de seu comportamento e a melhor explicação para suas ações parece ser simplesmente o fato de que querem ferir as pessoas próximas apenas para ver o que acontece.
Conheça algumas frases célebres do escritor:
*Conhece-se um homem pelo modo como ri.
*Às vezes o homem é extraordinariamente apaixonado pelo sofrimento.
*Penso que se o diabo não existe, mas criou o homem, o criou à sua imagem e semelhança.
*A beleza salvará o mundo.
*O segredo da existência humana não está apenas no viver, mas também no saber pelo quê se vive.
*E assim são os homens. Vão para lá e para cá na rua: todos são pessoas sem escrúpulos e delinquentes por natureza, mas se soubessem que eu sou um homicida que agora procura livrar-se da cadeia, se inflamariam de nobre desprezo.
*Inventavo-me aventuras, criavo-me uma vida fictícia para viver de um modo qualquer. E tudo por causa da insatisfação: a inércia me sufocava.
*Lhes juro, senhores, que ter consciência de muitas coisas é uma doença, uma verdadeira e séria doença. Por outro lado, estou convencido de que não apenas a consciência excessiva seja uma doença, mas ter apenas consciência também o seja.
Fonte: Libreriamo e 501 grandes escritores
Notícias

Curso gratuito na Biblioteca Parque Villa-Lobos ensina produção de podcast com nomes de peso do jornalismo
Com curadoria da jornalista Gabriela Mayer e reunindo nomes como Julia Kunc Dantas, Gustavo Simon e Aldenora Cavalcante, formação híbrida oferece 62 horas de conteúdo teórico e prático entre agosto e novembro
Postado em 25 DE julho DE 2025.jpg&largura=700&altura=393)
Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
Confira nossa seleção de livros sobre o tema
Postado em 08 DE abril DE 2025
Exposição Livro na parede: obras de Luise Weiss para o premiado livro Adélia esquecida
De 5 de abril a 4 de maio
Postado em 05 DE abril DE 2025.jpg&largura=700&altura=393)
E o Oscar vai para...
Postado em 11 DE março DE 2025.jpg&largura=700&altura=393)