Gregório de Matos é o tema da primeira aula do Curso de Literatura Pré-vestibular
16 DE abril DE 2019
Nessa aula inaugural do curso, Naiara se baseou nos poemas de Gregório, também conhecido como Boca do Inferno ou Boca de Brasa. Considerado um dos poetas satíricos mais importantes da Literatura em língua portuguesa no período colonial, o autor é um dos ícones do barroco brasileiro. Naiara baseou a explanação, cheia de referências da atualidade para facilitar a compreensão dos jovens (Tinder, séries de TV etc.), na obra "Poemas escolhidos", do autor, e leu vários trechos de poemas para os alunos. A professora procurou, sobretudo, elucidar questões relevantes na produção do escritor como a crítica a tudo e todos (incluindo o clero e a nobreza) e o erotismo, entre outras.
Confira os temas das próximas aulas: "A relíquia", de Eça de Queiros (23 de abril); "O cortiço", de Aluísio Azevedo (30 de abril); "Quincas Borba", de Machado de Assis (7 de maio); "Angústia", de Graciliano Ramos (14 de maio); "Sagarana", de Guimarães Rosa (21 de maio); "Claro enigma", de Carlos Drummond de Andrade (28 de maio); "Minha vida de menina", de Helena Morley (4 de junho) e "Mayombe", de Pepetela (11 de junho). Todas obras de leitura obrigatória para a Fuvest.
[gallery type="rectangular" size="large" ids="58148,58149,58150,58151,58152,58153,58154"]
Notícias
Do rolo de papiro ao livro digital: a longa aventura do livro
No Dia Internacional do Livro, uma viagem pelas origens da leitura, e como diferentes suportes sempre coexistiram e se complementam.
Postado em 23 DE abril DE 2026
Biblioteca Parque Villa-Lobos é indicada ao prêmio IFLA Green Library Award 2026
Projeto Percurso Mata Atlântica se torna referência internacional entre bibliotecas verdes
Postado em 16 DE abril DE 2026
Conversa entre livros: em bate-papo com leitores, Flávia Lins e Silva comenta importância da preservação de florestas
Público de mais de 140 pessoas lotou Oca da BVL para ouvir a escritora durante à tarde de sábado
Postado em 14 DE abril DE 2026
Dia Nacional da Biblioteca celebra a transformação desses espaços ao longo do tempo
Lugar de convivência, criação, escuta e participação
Postado em 09 DE abril DE 2026

