Faça um jogo de origem africana no Pintando o 7 desta semana!
12 DE agosto DE 2020
Em cada região, essa categoria de jogo pode ter um nome diferente, mas o comum a todos eles é a importância de usar o raciocínio. Então, vamos colocar a "mão na massa" para construir o nosso e depois colocar o "cérebro" para trabalhar na hora de jogar!
Passo 1
Coloque as folhas de sulfite na horizontal e una as duas pontas com a fita crepe, formando um grande retângulo como no modelo abaixo:

Passo 2
Vire a folha, deixando a emenda da fita para baixo e desenhe seis círculos em cada um dos lados, além de um em cada uma das pontas, como no modelo.

Passo 3
O jogo é para duas pessoas, que devem escolher um lado e uma das bolinhas da extremidade do tabuleiro (chamadas de Kallahs). Distribua quatro grãos de feijão nos círculos laterais do tabuleiro, mantendo os das pontas, vazios.

Seu tabuleiro está pronto e a brincadeira já pode começar!
Regras do jogo:
- O primeiro jogador vai escolher uma de suas casas, recolher todas as sementes dela e iniciar a jogada, distribuindo, no sentido anti-horário, uma semente em cada casa.
- Se, ao mover as sementes, a última cair na Kallah de quem está jogando, essa pessoa tem o direito de jogar novamente. Do contrário, termina a rodada do primeiro participante e o próximo dá sequência na partida.
- Nestas movimentações, não é permitido colocar sementes na Kallah do adversário.
- Se a última semente da rodada ocupar uma casa vazia do seu lado do tabuleiro, você pode capturar todas as sementes da casa oposta do seu adversário, ou seja, a da frente, mais a sua. Colocando todas as sementes capturadas na sua Kallah.
- O jogo termina quando um participante não tem mais sementes para "semear". O jogador que tiver "capturado" mais sementes é o ganhador.
Ainda ficou com dúvidas? Assista aqui um vídeo que pode te ajudar a começar a brincadeira em casa.
E já que estamos falando de jogos de origem africana, aproveite este momento para conhecer mais sobre a cultura deste continente com uma boa história. Assista aqui um episódio da série "Na minha casa cabe o mundo inteiro" que faz parte da Hora do Conto Online da BVL.
Importante lembrar que a BVL está com atividades presenciais suspensas. Para mais informações, acesse nossas redes sociais.
Notícias
BVL integra reportagem sobre o conceito de bibliotecas vivas
Biblioteca Parque Villa-Lobos é citada como espaço de liberdade, criação e troca cultural
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026
Villa do Tabuleiro reúne jogos de mesa e RPG na Biblioteca Parque Villa-Lobos
A atividade é presencial, gratuita e aberta a todas as idades,
Postado em 30 DE janeiro DE 2026
Governo de SP lança Clube de Benefícios da Cultura para ampliar acesso e formar público em todo o estado
Iniciativa gratuita integrada à Agenda Viva SP reúne ingressos, descontos, experiências exclusivas e parcerias para aproximar a população dos espaços culturais paulistas
Postado em 24 DE janeiro DE 2026
BVL exibe sessões gratuitas de cinema infantil aos domingos de janeiro
Sucessos de bilheteria animam biblioteca no começo do ano
Postado em 02 DE janeiro DE 2026


