Faça um jogo de origem africana no Pintando o 7 desta semana!
12 DE agosto DE 2020Em cada região, essa categoria de jogo pode ter um nome diferente, mas o comum a todos eles é a importância de usar o raciocínio. Então, vamos colocar a "mão na massa" para construir o nosso e depois colocar o "cérebro" para trabalhar na hora de jogar!
Passo 1
Coloque as folhas de sulfite na horizontal e una as duas pontas com a fita crepe, formando um grande retângulo como no modelo abaixo:
Passo 2
Vire a folha, deixando a emenda da fita para baixo e desenhe seis círculos em cada um dos lados, além de um em cada uma das pontas, como no modelo.
Passo 3
O jogo é para duas pessoas, que devem escolher um lado e uma das bolinhas da extremidade do tabuleiro (chamadas de Kallahs). Distribua quatro grãos de feijão nos círculos laterais do tabuleiro, mantendo os das pontas, vazios.
Seu tabuleiro está pronto e a brincadeira já pode começar!
Regras do jogo:
- O primeiro jogador vai escolher uma de suas casas, recolher todas as sementes dela e iniciar a jogada, distribuindo, no sentido anti-horário, uma semente em cada casa.
- Se, ao mover as sementes, a última cair na Kallah de quem está jogando, essa pessoa tem o direito de jogar novamente. Do contrário, termina a rodada do primeiro participante e o próximo dá sequência na partida.
- Nestas movimentações, não é permitido colocar sementes na Kallah do adversário.
- Se a última semente da rodada ocupar uma casa vazia do seu lado do tabuleiro, você pode capturar todas as sementes da casa oposta do seu adversário, ou seja, a da frente, mais a sua. Colocando todas as sementes capturadas na sua Kallah.
- O jogo termina quando um participante não tem mais sementes para "semear". O jogador que tiver "capturado" mais sementes é o ganhador.
Ainda ficou com dúvidas? Assista aqui um vídeo que pode te ajudar a começar a brincadeira em casa.
E já que estamos falando de jogos de origem africana, aproveite este momento para conhecer mais sobre a cultura deste continente com uma boa história. Assista aqui um episódio da série "Na minha casa cabe o mundo inteiro" que faz parte da Hora do Conto Online da BVL.
Importante lembrar que a BVL está com atividades presenciais suspensas. Para mais informações, acesse nossas redes sociais.