Escritora fica surpresa com equipamento de acessibilidade na BVL
24 DE junho DE 2019
Impressionada com a "voz que lê" o texto (melodiosa e não metálica, como destaca ela), Esther já foi leitora para cegos (para a Audioteca Kate Heymann) e conhece as dificuldades com as entonações e em não transformar a leitura em algo totalmente "mecânico". Com surpresa, ela se deparou com um equipamento que realiza, de forma mais "amigável", essa tarefa. "É inacreditável que o leitor possa ter uma melodia, uma sonoridade tão agradável que parece que ele está realmente aqui, ao vivo, fazendo essa leitura. A tecnologia é fantástica!", ressalta.
Esther conta que lê bem com um dos olhos e tem certa dificuldade com o outro, o que acaba atrapalhando, no geral, seu contato com os livros, seus companheiros de uma vida inteira. Autora de "A arte de escrever histórias" e "O inventário das sobras", entre outros títulos, a escritora destacou que o importante seria ter muitos desses equipamentos em muitas bibliotecas públicas. "Eu sou uma leitora apaixonada", diz ela, feliz com o fato de, ao se deparar com as possibilidades abertas através do aparelho, perceber que seu prazer da leitura continuará firme e forte!
Saiba mais
O equipamento – uma câmera intuitiva – está acoplado em uma armação de óculos. Ele fotografa, escaneia e transforma textos de qualquer superfície em áudio instantaneamente, além de reconhecer rostos (na biblioteca, os funcionários foram cadastrados para serem “identificados” pelos óculos) e produtos. Capaz de detectar textos em português, inglês e espanhol, o dispositivo possui controle de velocidade, permite escolher entre voz masculina e feminina e tem comandos para pausar, adiantar ou retroceder a leitura.
O produto de tecnologia revolucionária pode ser utilizado na biblioteca (também há na Biblioteca de São Paulo) de forma gratuita. Para usá-lo, basta contatar nossa equipe de atendimento. Está localizado na área de acessibilidade, no último pavimento, à direita de quem chega na BVL.
Conhece alguém que poderia fazer uso desses óculos? Espalhe a notícia!
[gallery type="rectangular" size="large" ids="59351,59352,59353,59354,59355,59356,59357,59358"]
Notícias
BVL integra reportagem sobre o conceito de bibliotecas vivas
Biblioteca Parque Villa-Lobos é citada como espaço de liberdade, criação e troca cultural
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026
Villa do Tabuleiro reúne jogos de mesa e RPG na Biblioteca Parque Villa-Lobos
A atividade é presencial, gratuita e aberta a todas as idades,
Postado em 30 DE janeiro DE 2026
Governo de SP lança Clube de Benefícios da Cultura para ampliar acesso e formar público em todo o estado
Iniciativa gratuita integrada à Agenda Viva SP reúne ingressos, descontos, experiências exclusivas e parcerias para aproximar a população dos espaços culturais paulistas
Postado em 24 DE janeiro DE 2026
BVL exibe sessões gratuitas de cinema infantil aos domingos de janeiro
Sucessos de bilheteria animam biblioteca no começo do ano
Postado em 02 DE janeiro DE 2026

