Escritora Andréa del Fuego é a convidada do programa Segundas Intenções de agosto
15 DE agosto DE 2022O programa Segundas Intenções de agosto traz um bate-papo com a escritora Andréa del Fuego. O encontro, com mediação do jornalista Manuel da Costa Pinto, será presencial e acontece no dia 20, das 11h às 13h. O evento também é transmitido pelo Facebook da Biblioteca Parque Villa-Lobos. Não é necessário inscrição.
Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), ela é autora de nove livros entre contos e infantis. Seu primeiro romance, Os Malaquias (2010), publicado em Israel, Alemanha, Itália, França, Romênia, Suécia, Kuwait, Portugal e Argentina, lhe valeu o Prêmio José Saramago de 2011.
Nascida Andréa Fátima dos Santos em São Paulo, em 1975, a escritora começou a escrever crônicas já no final dos anos 90, quando adotou o pseudônimo com que assina até hoje. Seguiram-se coletâneas de contos de títulos sugestivos – “Minto Enquanto Posso” (2004), “Nego Tudo” (2005) e “Engano Seu” (2007) – e publicações em blogs literários como o “Escritoras Suicidas”.
Seu último romance, As Miniaturas, foi publicado na Argentina e na França. O livro trata de um suposto Edifício que sugere sonhos por meio de miniaturas, e as pessoas que recebem as sugestões não sabem que passam necessariamente por ele. Segundo Andréa, a ideia surgiu a partir da leitura da obra Sobre a interpretação dos sonhos, de Artemidoro, um grego do século II: o livro analisa centenas de sonhos, ensina a arte da onirocrítica. “Daí tirei o termo “oneiro” e pensei numa história em que esse oneiro trabalhasse não no pós-sonho, mas no pré-sonho.”, explica a autora.
A escritora também ganhou o prêmio “Literatura Para Todos” do Ministério da Educação com a
novela Sofia, o cobrador e o motorista.
Para ler!
Os Malaquias. (Língua Geral, 2010)
Acervo físico