Escrita, redes sociais e religião foram o tema do último Segundas Intenções
23 DE outubro DE 2023A edição de outubro do Segundas Intenções da Biblioteca Parque Villa-Lobos teve como convidado o antropólogo, jornalista e escritor Juliano Spyer. O bate-papo com o anfitrião Manuel da Costa Pinto durou cerca de duas horas e foi desde a história de vida do autor até discussões presentes em suas duas últimas obras, Mídias sociais no Brasil emergente: como a internet afeta a mobilidade social, e Povo de Deus: quem são os evangélicos e por que eles importam, contando também com uma intensa participação do público presente e da audiência que acompanhou a transmissão do encontro via Facebook.
Como de costume, a conversa começou pelos primeiros anos de vida do escritor, como o pequeno Juliano tomou gosto pela leitura e pela escrita. Paulistano, filho de jornalista, o convidado revelou não ter sido uma criança com grande hábito de leitura, "era um péssimo leitor, a vontade era de sair daquele lugar, mas gostava muito de gibi", a mudança de chave aconteceu quando teve contato com Franz Kafka. Juliano contou que na biblioteca de sua casa encontrou um exemplar de O Processo, e foi "sugado para dentro da história". A partir daí, mergulhou de vez no mundo dos livros, da leitura, e também da escrita, sob grande influência do pai. Nessa primeira parte da conversa, Spyer destacou também a prosa de Carlos Drummond de Andrade, como uma das que mercem estar no "Éden" da arte de escrever.
Antes de iniciar as discussões sobre seus dois livros, Juliano e Manuel exploraram os estilos de escrita de dois grandes autores brasileiros e contemporâneos, Graciliano Ramos e Guimarães Rosa. O convidado do mês explicou ser mais simpático à maneira de escrever de Graciliano, por sua forma objetiva, mas contrapondo "não tenho essa secura dele, tenho pressa".
Adiante, a conversa rumou para o desenvolvimento profissional do autor, que contou ser graduado em história, ter atuado com produção de conteúdo para internet e como todas essas experiências o levaram a seu projeto de pesquisa sobre o impacto das redes sociais na sociedade brasileira, que teve como frutos os dois livros discutidos no encontro. O trabalho foi desenvolvido com as coletas realizadas em cinco anos, entre 2013 e 2018, na região metropolitana de Salvador. A partir da apresentação do cenário no qual se deram seus estudos, o público e o anfitrião Manuel desenvolveram a conversa que chegou até a extrapolar o horário combinado para o encerramento, passando pelos temas abordados na pesquisa: as redes sociais, religião, sua participação, impacto e importância na sociedade brasileira ou no "Brasil real", como definiu o antropólogo.
Se você não conseguiu participar deste encontro, e quer ver como foi, acesse a gravação completa da conversa em nosso canal oficial no YouTube.
Para acompanhar as próximas edições do Segundas Intenções, fique de olho na programação cultural da BVL e da Biblioteca de São Paulo, os encontros também são transmitidos nas respectivas páginas das bibliotecas no Facebook.