É mês de carnaval na BVL!
30 DE janeiro DE 2024A BVL vai comemorar o carnaval sugerindo uma lista especial com livros impressos e e-books para quem quer aprender mais sobre o tema. Confira os títulos e caia na folia da leitura com a gente!
Amores carnavais: contos sobre a folia, organizado por Raphael Guedes
Não seria exagero dizer que o carnaval é a manifestação popular mais literária que existe. Desvio malemolente no tempo e no espaço, a folia de momo é um grande desfile de personagens e seus amores. Para narrar novos capítulos dessa odisseia, 12 autor es e 2 fotógrafos aceitaram o desafio de criar contos e imagens a partir do olhar contemporâneo. Os textos aqui reunidos fogem dos estereótipos, dos pierrôs, das colombinas, e retratam não só o amor que une e separa os amantes, mas também as complexas relações entre um filho e um pai, entre irmãs distantes, entre uma senhora e um bloco de rua. Sublime recordes de um período que aceita todo o tipo de paixão, fantasia e loucura (resumo da Amazon).
Meu bloco na rua: a retomada do carnaval de rua do Rio de Janeiro, de Rita Fernandes
Neste livro, vemos a retomada carnavalesca na década de 1980 - que acompanhou os movimentos de reabertura política. Blocos como Simpatia É Quase Amor, Barbas e Suvaco do Cristo fazem parte de um período bastante importante na história do país. É o ápice da redemocratização, ano da abertura política - época de efervescência cultural e culminação de uma série de movimentos que vinham, desde meados da década de 1970, lutando pelo fim da ditadura militar. Em Meu bloco na rua, a jornalista e produtora cultural Rita Fernandes demonstra como se deu a retomada carnavalesca na década de 1980 - acompanhando os movimentos de reabertura política - e conta por que a história da maior festa popular do mundo é também um elogio à liberdade.Entre outros, são tratados no livro blocos, lugares e ícones que fazem parte da memória afetiva de todos aqueles que amam o Rio de Janeiro e o carnaval.
O carnaval carioca de Mário de Andrade, organizado por Alberto Pucheu
O carnaval carioca de Mário de Andrade estabelece como ponto de partida o modernismo brasileiro, criador de um corte fundamental em nossa história e precursor do que veio a seguir. Este livro possibilita um diálogo interdisciplinar entre poesia, crítica, teoria literária, filosofia, história, mística secularizada moderna e comparatismo, decorrente do primeiro ano de trabalho do Grupo de Pesquisa Poesia Brasileira Contemporânea (resumo da Amazon).
Pra tudo começar na quinta-feira: o enredo dos enredos, de Luiz Antonio Simas
Este é um trabalho com um recorte temático e espacial: ele versa sobre os enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro e os seus criadores. A primeira parte aborda a conexão que existe entre os enredos das agremiações e os respectivos contextos históricos em que foram apresentados. A segunda parte apresenta e analisa a biografia profissional e a contribuição dos maiores carnavalescos, criadores de enredos, para o crescimento e transformação das escolas de samba do Rio de Janeiro desde 1960, quando a influência desses personagens passa a ser decisiva (e polêmica) para os rumos da festa (resumo da Amazon).
Ainda não tem sua carteirinha? Clique aqui.
BibliON e Tocalivros
Quem tem a carteirinha da BVL também tem acesso aos acervos digitais da BibliON e da Tocalivros, com e-books e audiolivros. Para ajudar você a começar a navegar por essas plataformas, nossa equipe também trouxe uma lista adicional com sugestões de leitura disponíveis por lá, com o tema do mês.
Carnaval: duas crônicas. E-book de José Alencar
Os carnavais cariocas e sua trajetória de internacionalização (1946-1963). E-book de Danilo Alves Bezerra
Carnavais, malandros e heróis. E-book de Roberto DaMatta
Minha carne é de Carnaval. E-book organizado por Janaina Storfe
Contos e crônicas de Carnaval. E-book de Luís Pimentel
Carnaval-ritual. E-book de Maurício Barros de Castro
As mulheres e o Carnaval: Porto Alegre (1869-1885). E-book de Caroline Pereira Leal
Sexta-feira de Carnaval e outras crônicas. E-book de Edilson Pereira Júnior Nobre