Dia Mundial do Refugiado
20 DE junho DE 2022Hoje, 20 de junho, é o Dia Mundial do Refugiado. A data se apresenta como uma oportunidade para quem quer saber mais sobre como é a vida das pessoas que, por diversos fatores, acabam sendo forçadas a deixar seu país de origem. A seguir, algumas sugestões de leitura e programas culturais que ajudam no aprofundamento sobre o tema.
Dicas de leitura
Sócios e sócias da BSP e da BVL tem acesso gratuito à plataforma da Tocalivros de audiolivros e ebooks. Lá, estão disponíveis os seguintes títulos, sugeridos pela equipe das bibliotecas, que trazem reflexões e as histórias de refugiadas e refugiados:
Imigrantes ou refugiados: tecnologias de controle e as fronteiras, Denise Fagundes Ardim (ebook).
O mapa de sal e estrelas, de Zeyn Zoukhadar (ebook).
Nujeen: a incrível jornada de uma garota que fugiu da guerra na Síria em uma cadeira de rodas, de Nujeen Mustafa e Cristina Lamb (ebook).
Muito prazer: fale o português do Brasil, de Glaucia Roberta Rocha Fernandes (audiolivro).
Para se associar às bibliotecas é só acessar os links: BSP ou BVL.
Programação cultural
Essa semana, na BSP, acontece a Oficina Canto em Qualquer Canto, com o professor, músico e tradutor Luis Gonzaga Fragoso. Na atividade, a proposta será aperfeiçoar o domínio da língua portuguesa por meio da música brasileira! Quarta-feira, 22, das 14h30 às 16h30. Inscrições no link.
Desde o dia 27 de maio, o Edifício Banco do Brasil (Torre Matarazzo), Av. Paulista, 1230, recebe a exposição Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil, com fotografias de Antonello Veneri. A mostra vai até o dia 26 de junho, domingo, das 8h às 20h, de segunda à sexta, e das 10h às 18h, no sábado e domingo.
Assim como em todas as atividades da nossa programação, a exposição fotográfica também tem entrada gratuita.