Dia Mundial da Língua Portuguesa une povos de nove países lusófonos
05 DE maio DE 2020Tudo isso justifica a comemoração nesta terça-feira do Dia Internacional da Língua Portuguesa e da cultura lusófona. A data, 5 de maio, foi oficializada em 2009, no âmbito da CPLP, com o propósito de promover o sentido de comunidade e de pluralismo dos falantes do português. Neste dia, governos e sociedade civil celebram a relevância do idioma como parte de suas identidade.
Em novembro de 2019, a Unesco ratificou a data durante assembleia-geral em Paris, na França. A comemoração possibilita chamar atenção para as questões idiomáticas e culturais da lusofonia, gerando uma integração entre os povos desses nove países. Veja-se o exemplo do acordo ortográfico que entrou em vigor no ano de 2016, mas que estava em uso desde 2009. Entre as mudanças, houve o fim do sinal do trema e novas regras para o uso do hífen e de acentos diferenciais.
Museu da Língua Portuguesa
Em São Paulo, a data foi comemorada com uma ampla programação virtual no Museu da Língua Portuguesa. Entre as atrações, houve música, slam (poesia falada), literatura, contação de histórias, oficina, bate-papos e performances. Foi a quarta edição da comemoração, que nos anos anteriores foi realizada no saguão da Estação da Luz.
O Museu da Língua Portuguesa será reinaugurado em 2020, após ser destruído por um incêndio em 2015. Um dos primeiros museus do mundo totalmente dedicado a um idioma, ele celebra a língua como elemento fundador e fundamental da nossa cultura. Por meio de experiências interativas, conteúdo audiovisual e ambientes imersivos, o visitante é conduzido a um mergulho na história e na diversidade do idioma.