Dia do Quadrinho Nacional!
02 DE janeiro DE 202430 de janeiro é o Dia do Quadrinho Nacional. Para celebrar a data, nossa equipe de acervo preparou uma lista de livros impressos, e-books e audiolivros relacionados ao tema. Confira as obras e escolha sua leitura!
Anjinho: além, de Max Andrade
Na trigésima segunda Graphic MSP o famoso personagem de Mauricio de Sousa ganha uma releitura linda e surpreendente pelas mãos do talentoso quadrinista Max Andrade! (resumo da Amazon)
Tungstênio, de Marcelo Quintanilha
Uma agitada história policial e social baiana. Um ex-sargento do exército, um traficante, um policial e sua esposa em crise. Tudo isso em uma história que revela altos e baixos, podres e magnanimidade, vilões e heróis.O premiado quadrinista apresenta uma HQ em preto e branco ambientada em Salvador, na Bahia (resumo Universo HQ).
Quadrinhos dos anos 10, de André Dahmer
Difícil definir os anos 1910. Na esteira das revoluções tecnológicas da virada do século, o ruído ampliou-se e a dispersão tomou conta. Todavia, a torrente de informações e opiniões não assusta André Dahmer. Na verdade, é desse caldo que ele tira algumas de suas melhores histórias. Quadrinhos dos anos 10 tem uma receita simples - três ou quatro quadros em sequência, contendo a mais dolorosa e mordaz crítica à vida moderna. O humor dessas páginas nasce da mesma angústia que sentimos diante das complicações contemporâneas que o autor tenta destrinchar. Mas as tiras não são pesadas e duras - pelo contrário, são tão engraçadas quanto os absurdos do dia a dia. Um riso meio doído, mas um riso mesmo assim (resumo da livraria Cultura).
Angola Janga: uma história de Palmares, de Marcelo D'Salete
Angola Janga, "pequena Angola" ou, como dizem os livros de história, Palmares. Por mais de cem anos, foi como um reino africano dentro da América do Sul. E, apesar do nome, não tão pequeno: Macaco, a capital de Angola Janga, tinha uma população equivalente a das maiores cidades brasileiras da época. Formada no fim do século XVI, em Pernambuco, a partir dos mocambos criados por fugitivos da escravidão, Angola Janga cresceu, organizou-se e resistiu aos ataques dos militares holandeses e das forças coloniais portuguesas. Tornou-se o grande alvo do ódio dos colonizadores e um símbolo de liberdade para os escravizados. Seu maior líder, Zumbi, virou lenda e inspirou a criação do Dia da Consciência Negra. Durante onze anos, Marcelo D’Salete pesquisou e preparou-se para contar a história dessa rebelião que tornou-se referência maior da luta contra a opressão e o racismo no Brasil. O resultado é um épico no qual o destino do país é decidido em batalhas sangrentas, mas que demonstra a delicada flexibilidade da resistência às derrotas. Um grandioso romance histórico em quadrinhos que fala de Zumbi, e de vários outros personagens complexos como Ganga Zumba, Domingos Jorge Velho, Ganga Zona e diversos homens e mulheres que compõe o retrato de um momento definidor do Brasil (resumo da livraria Cultura).
Escuta formosa Márcia, de Marcello Gaú
O novo quadrinho de Marcello Quintanilha, vencedor dos prêmios Angoulême, Rudolph Dirks e Jabuti! Mãe solteira, nascida e criada em uma comunidade uma comunidade do Estado do Rio, a enfermeira Márcia vem travando uma verdadeira batalha doméstica para disciplinar sua filha, a insubordinada Jaqueline. Apesar do auxílio de seu companheiro Aluísio, padrasto da garota, tudo parece inútil: Jaqueline não aceita se submeter a nada que a impeça de sair por aí e fazer o que quiser, sem dar satisfações a ninguém. Porém, quando a jovem se vê envolvida até o pescoço com o crime organizado, Márcia estará disposta a chegar às últimas consequências para livrá-la dessa enrascada. Quer Jaqueline queira, quer não (resumo da Amazon).
Ainda não tem sua carteirinha? Clique aqui.
BibliON e Tocalivros
Quem tem a carteirinha da BVL também tem acesso aos acervos digitais da BibliON e da Tocalivros, com e-books e audiolivros. Para ajudar você a começar a navegar por essas plataformas, nossa equipe também trouxe uma lista adicional com sugestões de leitura disponíveis por lá, com o tema do mês.
O Menino Quadradinho, de Ziraldo. E-book
Nas entrelinhas das tiras cômicas, de Ana Carolina B. Guimarães. E-book
A Guerra dos Gibis: a formação do mercado editorial brasileiro e a censura aos quadrinhos, 1933 a 1964, de Junior Gonçalo. E-book
Estrutura narrativa nos quadrinhos, Barbara Postema. E-book
A tradução de quadrinhos no Brasil, de Kátia Hanna. E-book