Dia do Orgulho Nerd em destaque no acervo da BVL!
04 DE maio DE 2023
25 de maio é o Dia do Orgulho Nerd. Para comemorar a ocasião, a equipe de acervo da BVL separou uma lista com dicas para quem quer entrar no clima da data. Confira!
Geek love: o fabuloso circo Binewski, de Katherin Dunn.
Geek Love conta a história da família Binewski. Sempre unidos, quase carne e osso, eles viajam pelos Estados Unidos fazendo apresentações para o público com seu show itinerante. Eles chamam atenção por onde passam por terem consumido substâncias tóxicas e radiotivas, tendo gerado uma prole "fora do normal (resumo adaptado da editora Darkside).
Raízes do amanhã: 8 contos afrofuturistas, organização de Waldson Souza.
Uma das marcas deixadas pelo colonialismo é a existência de um presente que dificulta a projeção de futuros para a população negra. Por isso, contar e protagonizar histórias é tão importante para ampliarmos o campo de possibilidades. Se o real nos impõe, então, tais impedimentos, o exercício de especular, dentro e fora da ficção, é o que nos permite resgatar o passado, questionar o presente e construir futuros. É o que fortalece as raízes do amanhã, que perfuram solo brasileiro e vão fundo em direção ao desconhecido. No século XXI, nove herdeiros dessa luta se unem às editoras Gutenberg e Plutão Livros para imaginar noções de futuro próximas e longínquas em oito contos afrofuturistas e afro-brasileiros. Com organização do autor e pesquisador Waldson Souza, G.G. Diniz, Kelly Nascimento, Lavínia Rocha, Pétala e Isa Souza, Petê Rissatti, Sérgio Motta e Stefano Volp traçam em suas histórias, ora um respiro - onde o amor, a superação das adversidades e a liberdade são possíveis -, ora um alerta para nos lembrar de que estamos reféns de uma realidade que muitas vezes nos proíbe de sonhar. Evidenciando noções de futuro próximas ou longínquas, os contos de Raízes do amanhã oferecem respostas diversas sobre o tempo e o espaço da juventude negra, proporcionando um espaço revolucionário de experimentação ficcional (resumo da Amazon).
Pantera negra: o jovem príncipe, de Ronald Smith.
Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban, de J. K. Rowling.