Clube de Leitura traz romance de Ferréz com a pulsação da quebrada
05 DE julho DE 2021
A história se passa no sudoeste da cidade de São Paulo, em um dos bairros mais violentos da metrópole, que dá nome ao livro. Ali, pessoas matam por drogas, machismo, vingança. É nesse cenário bruto e desigual, que o adolescente Rael, personagem central da narrativa, se esforça para ter um bom emprego e ser honesto. Mas, ao se apaixonar por Paula, a namorada de um amigo, seu destino pode estar em risco.
Participe do encontro para debater o livro que marca a estreia de Ferréz na ficção, em 2000. Capão pecado chega à sexta edição entre os destaques na literatura marginal, estilo que consagra o autor também de contos e poesias, no Brasil e em diversos países. Suas obras foram traduzidas na Itália, na Alemanha, na Inglaterra, em Portugal, na França, na Espanha e nos Estados Unidos. As vagas são limitadas e você pode pode se inscrever a partir de 7 de julho, às 10h, em www.bvl.org.br/inscricao.
Aos 12, bem antes de adotar o nome artístico, o garoto Reginaldo Ferreira da Silva já escrevia poesia. As antenas de sua sensibilidade captavam o absurdo da sociedade: a violência física e moral a que a população marginalizada estava submetida era alimento para imaginar frases, diálogos, cenas e personagens. O espanto diante do mundo vira literatura. E o ex-balconista, arquivista, atendente de rede de fast-food, embarca na ficção. Em 1997, lançou o primeiro livro de poemas: Fortaleza da desilusão. Depois de Capão pecado (2000), seguiram-se, entre outros romances, Manual prático do ódio (2003), Ninguém é inocente em São Paulo (2007), Deus foi almoçar (2012) e Os ricos também morrem (2015).
Quer conhecer um pouco do trabalho de Férrez?
Você pode fazer o empréstimo do livro em nosso acervo e descobrir ainda, outros títulos do autor como quadrinhos e narrativas voltadas ao público infantojuvenil.
Poesia também rima com a quebrada e Palavrarmas é um audiolivro disponível em nosso catálogo. Ouça aqui.
Veja a fala de Ferréz no TEDx 2017 clicando aqui.
Clube de Leitura – Capão Pecado, de Ferréz. Sexta-feira, 30 de julho, das 15h às 17h. Com equipe BVL.Vagas limitadas. Inscrições a partir de 7 de julho, às 10h, em www.bvl.org.br/inscricao.
Notícias
BVL integra reportagem sobre o conceito de bibliotecas vivas
Biblioteca Parque Villa-Lobos é citada como espaço de liberdade, criação e troca cultural
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026
Villa do Tabuleiro reúne jogos de mesa e RPG na Biblioteca Parque Villa-Lobos
A atividade é presencial, gratuita e aberta a todas as idades,
Postado em 30 DE janeiro DE 2026
Governo de SP lança Clube de Benefícios da Cultura para ampliar acesso e formar público em todo o estado
Iniciativa gratuita integrada à Agenda Viva SP reúne ingressos, descontos, experiências exclusivas e parcerias para aproximar a população dos espaços culturais paulistas
Postado em 24 DE janeiro DE 2026
BVL exibe sessões gratuitas de cinema infantil aos domingos de janeiro
Sucessos de bilheteria animam biblioteca no começo do ano
Postado em 02 DE janeiro DE 2026

