BBC indica autor brasileiro
01 DE dezembro DE 2016O site da emissora britânica indicou a tradução inglesa de Crônica da casa assassinada, do escritor mineiro Lúcio Cardoso (1912-1968), como um dos dez livros que devem ser lidos agora em dezembro, informa o site Publishnews. O romance é um das mais cultuados da literatura brasileira do século XX. Segundo a BBC, trata-se de “uma história sensual, encantadora e cheia de suspense até a última página".
O livro foi publicado pela primeira vez em 1959. A trama gira em torno de uma família em franca derrocada social e moral. A história é conhecida pelo relato de seus próprios personagens, por meio de cartas, diários, memórias, confissões, depoimentos, e cujos temas centrais são o adultério e o incesto, a loucura e a decadência.
[caption id="attachment_47241" align="aligncenter" width="300"] Capa da edição brasileira [/caption]
A tradução para o inglês ficou a cargo de Margaret Jull Costa e Robin Patterson. O prefácio da edição, publicada no Reino Unido pela Open Letter Books, é de Benjamin Moses, o autor da biografia Clarice, uma biografia, sobre a vida de Clarice Lispector (1920-1977). A escritora foi amiga de Cardoso, cuja obra a teria influenciado.
De acordo com o Publishnews, o livro está esgotado nas livrarias do Brasil. A editora Civilização Brasileira informa que a última edição saiu em 2015 e que há uma nova reedição a caminho das livrarias.