Aniversário de Ziraldo e Menino Maluquinho: é festa da literatura!
23 DE outubro DE 2020
Desde seu lançamento, em 1980, o livro "O Menino Maluquinho" já teve 129 edições, espalhadas por mais de 10 países, vendeu 4 milhões de exemplares, teve duas adaptações para o cinema, versões para o teatro, ópera e histórias em quadrinhos. O personagem fala, de maneira direta, poética e divertida, de relações familiares, de amizade, afeto, perdas. Como destaca o escritor e ilustrador Guto Lins, outro talento da literatura infantil nacional, esse personagem “brincalhão, bagunceiro, poeta e amigão era, acima de tudo, um menino feliz, especialmente comum”. E a obra, afirma, abriu caminho para muitos outros, enriquecendo a literatura infantil.
Ziraldo Alves Pinto é mineiro de Caratinga (onde nasceu e passou a infância), fez carreira no Rio de Janeiro, nos anos 50, onde trabalhou em vários jornais e revistas. Nos anos 60, lançou a primeira revista em quadrinhos nacional, "A Turma do Saci Pererê". Com outros humoristas, foi um dos fundadores do jornal O Pasquim, tabloide que fez escola e mudou a linguagem jornalística brasileira. Seu primeiro livro infantil foi "Flicts", de 1969.
[caption id="attachment_65674" align="aligncenter" width="354"]
Foto: Divulgação.[/caption] Notícias
BVL lança Percurso Mata Atlântica com programação especial e show de Rael
Projeto transforma o antigo espelho d’água em um jardim agroflorestal educador com espaço interativo e “rio invertido”; abertura no dia 6 de dezembro tem programação cultural com oficinas e música.
Postado em 28 DE novembro DE 2025
Curso gratuito na Biblioteca Parque Villa-Lobos ensina produção de podcast com nomes de peso do jornalismo
Com curadoria da jornalista Gabriela Mayer e reunindo nomes como Julia Kunc Dantas, Gustavo Simon e Aldenora Cavalcante, formação híbrida oferece 62 horas de conteúdo teórico e prático entre agosto e novembro
Postado em 25 DE julho DE 2025
Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
Confira nossa seleção de livros sobre o tema
Postado em 08 DE abril DE 2025
Exposição Livro na parede: obras de Luise Weiss para o premiado livro Adélia esquecida
De 5 de abril a 4 de maio
Postado em 05 DE abril DE 2025

