Ailton Krenak é o convidado do Segundas Intenções de novembro
10 DE novembro DE 2022Com uma trajetória marcada pela defesa dos povos originários, Ailton Krenak possui vários títulos em uma só pessoa. É ambientalista, escritor, jornalista, professor, filósofo e poeta. Organizador da Aliança dos Povos da Floresta, que concentra comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia, escreveu obras como Ideias para adiar o fim do mundo (2019), A vida não é útil (2020), O amanhã não está à venda (2020), entre outros.
Pertencente à etnia Krenak do Vale do Rio Doce, o escritor leciona as disciplinas “Cultura e História dos Povos Indígenas” e “Artes e Ofícios dos Saberes Tradicionais”, na Universidade Federal de Juiz de Fora, onde detém o título de Professor Doutor Honoris Causa.
Ficou nacionalmente conhecido ao discursar na tribuna da Assembleia Nacional, na época da elaboração da Constituição Brasileira de 1988. Vestido com um terno branco pintou o rosto com a tradicional tinta preta do jenipapo para protestar contra o retrocesso na luta pelos direitos dos índios brasileiros.
O programa presencial Segundas Intenções com Ailton Krenak acontece no dia 19 de novembro, das 11h às 13h. O bate-papo mediado pelo jornalista e escritor Manuel da Costa Pinto terá transmissão ao vivo pelo Facebook da BVL. Para quem necessitar, a Biblioteca oferece certificado de participação, mas apenas ao público presente. Basta solicitá-lo aos organizadores no início do evento.
Para ler!
Acervo físico:
Ideias para adiar o fim do mundo (Companhia das Letras, 2019) e A vida não é útil (Companhia das Letras, 2020)
BibliON
O sistema e o antissistema: três ensaios, três mundos no mesmo mundo, de Ailton Krenak, Helena Silvestre e Boaventura de Sousa Santos (Autêntica, 2021)