Viagem Literária acontece pela primeira vez na capital paulista
11 DE setembro DE 2018Na BVL, Kiara aplicou seu método História Aberta, criado há 15 anos, e que segue resultando em plateias altamente participativas e integradas à contação. Na Oca, foi a vez de interpretar – com emaranhados de fios, lenços e até um tubo como acessórios devidamente resignificados -“As Velhas Fiandeiras”, de Cassiano Sydow Quilici, Kika Antunes. Luciana Viacava, Nina Blauth e Simone Grande. Na trama, que mistura aventura, suspense e romance, três avós causam confusão e em uma festa de casamento bem divertida. Espalhados pelos tatames e pufes da Oca, os pequenos riram com a história, mas também foram levados a refletir sobre o que acontece no cotidiano de suas casas, em suas vidas, a partir do texto. Convidados a conhecer melhor a biblioteca e a compreender a importância desse espaço para todos, os visitantes tiveram uma manhã animada. A contação foi repetida para outras escolas da cidade à tarde, na BVL.
“Levar ludicidade para as crianças é um presente para a vida. A contação de histórias abre janelas para que eles experimentem outros mundos, o que é importante para tudo”, explica Andreia Correa, professora de Artes Visuais e atriz. As professoras Fúlvia Bianchi e Fabiana Mirella reforçam a necessidade de introduzir a contação na rotina dos pequenos. Elas acreditam que o imaginário das crianças ganhe estímulo importante com as histórias e, claro, tudo isso acaba refletindo no aprendizado, em geral.
A próxima “parada” do Viagem Literária em São Paulo acontece no dia 27 de setembro, na Biblioteca de São Paulo, na zona Norte da capital paulista. Por lá, a apresentação ficará por conta da Cia. Malas Portam.
Para saber mais sobre Kiara Terra, acesse http://kiaraterra.com.br/
Confira a programação completa em www.viagemliteraria.org.br
[gallery size="large" ids="52146,52138,52139,52140,52148,52141,52142,52144,52145,52149"]