Veja como foi o encontro do Segundas Intenções com a poeta Angélica Freitas
03 DE maio DE 2021Para a autora, o hábito de ir à biblioteca vem da infância, quando adorava completar os cartões com os carimbos que marcavam a data de devolução dos empréstimos. Mas o primeiro contato com a poesia aconteceu com uma doação. Ela herdou de uma tia várias obras e, entre elas, uma enciclopédia que tinha o primeiro volume totalmente dedicado ao tema. Angélica gostou tanto que a primeira reação foi começar a escrever seus próprios poemas.
Entre diversos autores que conheceu ao longo do tempo, a descoberta da escritora Ana Cristina Cesar foi um ponto de virada na forma como Angélica percebia a poesia, o que a incentivou a "mergulhar" nas obras da literatura marginal. E todas essas referências estão impressas em suas produções: “Canções de atormentar” (2020), “Um útero é do tamanho de um punho” (2012), pelo qual recebeu o prêmio APCA no mesmo ano da publicação, e “Rilke shake” (2007).
A trajetória profissional de Angélica também foi assunto durante o encontro. A poeta é formada em jornalismo e trabalhou como repórter para o jornal “O Estado de S. Paulo”, mas logo embarcou no mundo da literatura.
O bate-papo completo desta e de outras edições do Segundas Intenções pode ser visto no Facebook da BVL e em nosso canal do YouTube. Além disso, você já pode se programar para participar dos próximos encontros que acontecem online tanto pela BVL quando pela BSP. Anote as datas e participe!
Dia 10 de maio, às 19h, com a escritora Tatiana Salem Levy, no Facebook da Biblioteca de São Paulo.
Dia 26 de maio, às 19h, com o escritor Marçal Aquino, no Facebook da Biblioteca Parque Villa-Lobos.