Um despertar para a ciência na BVL
17 DE junho DE 2019Assuntos complexos, que rendem horas de discussão, mas que, por aqui, ganharam uma introdução, que serviu para despertar a curiosidade de todos sobre o passado, o mundo em que vivemos e até sobre o espaço. Não faltaram dúvidas, observações e novas descobertas nesses encontros, que contaram com sala cheia e plateias atentas. O conteúdo certamente deixou muita gente com a 'pulga atrás da orelha' para seguir com pesquisas e aprendizados sobre os temas discutidos.
Foi o caso de duas pequenas de apenas 9 anos. Mariana e Lorena, que participaram da atividade acompanhadas de Ana Virginia e Adriano Andreoli. As meninas estão no 4˚ ano do ensino fundamental I e aproveitaram muito a palestra. "Eu gostei de saber um pouco mais sobre o céu e o movimento dos planetas, porque estamos aprendendo um pouco sobre isso na escola", disse Mariana encantada com as novidades. O tema de ciência motivou a família a participar dos encontros e Ana reforçou a importância da ciência em nossas vidas. "Nós recebemos a programação por e-mail e o tema científico chamou nossa atenção. As meninas já conhecem Leonardo da Vinci também, então decidimos encarar com elas e aproveitar para saber mais de um tema que é 'escasso' em nosso país".
Os professores saíram com a sensação de objetivo alcançado, pois houve questionamentos e troca de experiências com os participantes que motivaram Eduardo e Claudemir. "Sinto que estes encontros são um pequeno tijolo para contribuir com a cultura e o conhecimento do nosso país", disse Eduardo Kickhofel, que é professor de Filosofia do Renascimento na UNIFESP. E o que ficou destes dois sábados foi dito por Felipe Borges, 22, estudante de Psicologia: "temos que ocupar mais os espaços para a difusão do conhecimento científico".