Segundas Intenções com José Miguel Wisnik
24 DE novembro DE 2022Raras pessoas conseguem misturar o popular e o erudito com tanta elegância quanto José Miguel Wisnik. O músico, escritor, compositor e professor de literatura encerra com maestria a série de encontros com autores do programa Segundas Intenções realizados em 2022. O bate-papo mediado pelo jornalista Manoel da Costa Pinto promete uma imersão pelos bastidores dos diversos livros e CDs lançados pelo artista nos últimos anos.
Além das profissões acima, Wisnik também é professor sênior literatura brasileira na Universidade de São Paulo. Seu livro mais recente Maquinação do mundo – Drummond e a mineração (2018), resgata a veia ambiental do poeta. Publicou ainda várias obras com temática musical, como O som e o sentido – uma outra história das músicas (1989) e Sem receita – ensaios e canções (2004). O autor também flerta com o futebol, tema presente no livro Veneno remédio – o futebol e o Brasil (2008).
Tem em seu currículo uma vasta produção musical em parceira com a nata da MPB, como Chico Buarque, Tom Zé, Caetano Veloso, Marcelo Jeneci, Arnaldo Antunes, Alice Ruiz e Luiz Tatit; e canções interpretadas por Ná Ozzetti, Monica Salmaso, Jussara Silveira, Eveline Hecker, Elza Soares, Maria Bethânia, Gal Costa. Lançou neste ano seu quinto CD Vão. Tem ainda trilhas musicais para teatro, cinema (Terra Estrangeira e Janela da Alma) e espetáculos de dança do Grupo Corpo (Nazareth, Parabelo, Ongotô e Sem Mim).
Recebeu mais de uma vez o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, o prêmio da APCA, o Kikito, do Festival de Gramado, e o Prêmio Literário Biblioteca Nacional. Atuou como professor visitante na Universidade da Califórnia em Berkeley e na Universidade de Chicago.
Para ler!
BibliON