Roda de conversa sobre Internet estimula a troca de experiências
19 DE janeiro DE 2019
Os dois provocaram os participantes sobre os hábitos na rede, a relação que cada um mantém com os demais, por meio das mídias sociais etc. De acordo com Daniel, cientificamente, as pessoas tendem a destacar mais os aspectos negativos do que os positivos em suas experiências e que não é diferente quando falamos sobre a internet. O psicólogo, por exemplo, questionou quais eram as tarefas executadas antes de dormir e ao acordar e a resposta unânime de quem estava na roda de conversa foi: todos fizeram uso da tecnologia. Isso, por si só, já diz muito sobre a presença da tecnologia atualmente no cotidiano de todos. Inclusive sobre a influência desta ou daquela mensagem no nosso humor e/ou comportamento, como Daniel reforçou, entre os questionamentos.
O crescimento e a distribuição das fake news (notícias falsas), a Internet como fonte de conhecimento, a transformação das relações entre as pessoas e o alcance cada vez maior de pontos de vista sobre os mais variados assuntos também marcaram o bate-papo que, apesar de descontraído, não perdeu em profundidade. Lilian, que é estudante de pedagogia e veio do Rio Pequeno, bem perto do Parque Villa-Lobos, compartilhou uma experiência que chamou muito sua atenção e a fez pensar sobre o futuro da Internet na vida das pessoas. Lilian contou que estava em férias na praia, mas decidiu retornar mais cedo para a capital paulista porque o filho vinha se sentindo entediado, com a falta de um acesso maior à rede. Até que ponto deixamos que esse tempo na Internet cresça e "mande" em nossas vidas, transformando até mesmo aquilo que supostamente seria mais divertido (e real), por algo virtual, como um jogo no celular, tablet ou no computador, por exemplo. O questionamento de Lilian era também o de muitos, ali, no deck.
De Araçoiaba da Serra (SP), Aldenice esteve na biblioteca com a família e, ao saber da roda de conversa, fez questão de fazer parte. Ela, que trabalha na área de saúde, lembrou de uma experiência que também dividiu com os demais: um paciente precisava confirmar uma consulta e, apesar de receber uma ligação (e uma mensagem pelo celular), preferiu responder por um aplicativo, sem estabelecer contato mais pessoal com o interlocutor, como salientou Aldenice. O que isso significa?, questiona ela. Estamos nós nos distanciando e transformando essas relações interpessoais de que forma? Essas e outras perguntas seguiram ecoando durante o encontro.
A presença da equipe da BVL também chamava a atenção de quem participava da roda. Afinal, são muitos os que trabalham diariamente com os frequentadores em busca de nossos computadores e até mesmo os que comandam as aulas de informática e redes sociais para o público + 60. Assistentes de leitura, interessados no tema, participaram ativamente do compartilhamento de vivências. E enriqueceram ainda mais as conversas sobre o assunto, que abriu as portas para novas e tão necessárias reflexões.
[gallery type="rectangular" size="large" ids="56735,56731,56715,56713,56712,56708,56707,56705"]
Notícias
BibliON lança websérie Literatura pelo Mundo em clima de Copa
Produção reúne 11 especialistas para apresentar a literatura de diferentes países, com indicações de obras disponíveis na biblioteca digital
Postado em 13 DE junho DE 2026
Com 1071 participações de 127 municípios, 17º Seminário Internacional Biblioteca Viva encerra edição sobre bibliotecas verdes e ação cidadã
Terceiro dia foi dedicado à formação técnica, com cursos e visitas na Biblioteca de São Paulo e na Biblioteca Parque Villa-Lobos
Postado em 12 DE junho DE 2026
Copa do Mundo 2026: BVL é ponto de troca de figurinhas
Venha completar seu álbum
Postado em 11 DE junho DE 2026
17º Seminário Internacional Biblioteca Viva debate sustentabilidade e marca o lançamento do selo editorial e audiovisual SP Leitores
Com mais de 400 participantes, primeiro dia do evento discutiu o papel transformador das bibliotecas públicas na crise socioambiental, segurança alimentar e saberes tradicionais
Postado em 10 DE junho DE 2026

