Roda de conversa destaca intelectuais negras de diversas áreas
10 DE março DE 2022Marcando o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Biblioteca Parque Villa-Lobos promoveu a Roda de conversa: Conhecendo Intelectuais Negras Brasileiras, conduzida pelo NEAB UNIFESP – Grupo de Estudos e Pesquisa Reflexos de Palmares. O bate-papo contou com a participação de Camila Sthefanie, Cristina Gomes Baltazar, Eliane de Souza Almeida, Helena Pontes dos Santos e Nicoli França Rocha, e foi mediado por Renata Gonçalves.
Conheça algumas mulheres que foram destaque durante a roda de conversa:
Chiquinha Gonzaga
Musicista que compunha para o Teatro de Revista como o principal meio de ser reconhecida na área. Compôs a marchinha de carnaval Ó abre alas para o Cordão Rosa de Ouro do Rio de Janeiro. Tem mais de 300 composições e 2 mil partituras, atualmente no acervo do Instituto Moreira Salles.
Maria de Lourdes Vale do Nascimento
Intelectual, educadora e assistente social. Foi a primeira esposa de Abdias do Nascimento, fundador do Teatro Experimental do Negro. Ela desenvolveu um trabalho com a arte e a alfabetização dentro do TEN. Para conhecer mais, acesse o e-book gratuito.
Carolina Maria de Jesus
“Pensar Carolina é pensar em lutas, no plural”, ressaltou Cristina Gomes Baltazar. A luta por moradia, emprego, raça e gênero permeia toda a obra da autora. Conhecida pelo seu livro Diário de uma favelada, no qual relata seu cotidiano na favela do Canindé, em São Paulo, ganhou notoriedade nacional e internacional. Além desta obra, Carolina tem entre seus escritos contos, romances e músicas.
Confira o documentário sobre a escritora.
Saiba mais sobre a exposição no Instituto Moreira Salles.
Assista o documentário Quem foi Carolina de Jesus?.
Maria Beatriz do Nascimento
Historiadora e poetisa, seu trabalho ficou marcado na academia e no movimento negro com destaque para sua visão de contar a história a partir do referencial negro. Vítima de feminicídio, foi morta após aconselhar sua amiga a terminar o relacionamento.
Para conhecer sua trajetória, leia o e-book Eu Sou Atlântica.
Neusa Santos Souza
Psicanalista e psiquiatra, autora do livro Torna-se Negro. Toda a sua obra é uma referência aos aspectos sociológicos e psicanalíticos da negritude.
Confira a entrevista da autora ao Programa Espelho, gravado em 2008.
Lélia Gonzalez
Intelectual, professora, filósofa e antropóloga, trouxe para o debate a condição da mulher negra na sociedade.
Disponível no nosso acervo:
Lélia Gonzales: retrato do Brasil negro