'Quarto de despejo', de Carolina de Jesus, faz 60 anos e continua atual
20 DE agosto DE 2020
Traduzido para 13 línguas, "Quarto de Despejo" vendeu cerca de um milhão de exemplares ao redor do mundo. Em uma prosa poética e lúcida, Carolina descreve sua rotina doméstica, seu trabalho nas ruas e faz comentários sobre o estado de coisas em que vivia e no qual sofria toda sorte de preconceitos- cenário muito parecido com o atual, com exceção, claro, da pandemia. "Há de existir alguém que lendo o que eu escrevo dirá... isto é mentira! Mas as misérias são reais", escreveu ela há mais de seis décadas.
Carolina foi descoberta em 1958 pelo jornalista Audálio Dantas (1929-2018), durante a apuração de uma reportagem que deveria mostrar como era e como funcionava a favela do Canindé, na Zona Norte de São Paulo. Na hoje extinta comunidade, ele encontrou a "catadora de papéis" que escrevia em cadernos encontrados no lixo observações sobre seu cotidiano.
Após a publicação da reportagem “O drama da favela escrito por uma favelada” no diário "Folha da noite", ela publicou "Quarto de despejo" e outros livros, como "Casa de alvenaria" (1961) e "Pedaços de fome" (1963). Depois de sua morte, mais obras póstumas foram editadas.
Para ver os 37 cadernos originais de Carolina, deve-se ir até a cidade mineira de Sacramento, na região do Alto Paranaíba, onde ela nasceu em 14 de março de 1914. É lá que estão manuscritos da escritora.
Notícias
BVL integra reportagem sobre o conceito de bibliotecas vivas
Biblioteca Parque Villa-Lobos é citada como espaço de liberdade, criação e troca cultural
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026
Villa do Tabuleiro reúne jogos de mesa e RPG na Biblioteca Parque Villa-Lobos
A atividade é presencial, gratuita e aberta a todas as idades,
Postado em 30 DE janeiro DE 2026
Governo de SP lança Clube de Benefícios da Cultura para ampliar acesso e formar público em todo o estado
Iniciativa gratuita integrada à Agenda Viva SP reúne ingressos, descontos, experiências exclusivas e parcerias para aproximar a população dos espaços culturais paulistas
Postado em 24 DE janeiro DE 2026
BVL exibe sessões gratuitas de cinema infantil aos domingos de janeiro
Sucessos de bilheteria animam biblioteca no começo do ano
Postado em 02 DE janeiro DE 2026

