Paula Fábrio e Felipe Franco Munhoz no Segundas Intenções do último sábado
25 DE julho DE 2022Aconteceu no último sábado, na oca da BVL, o Segundas Intenções de julho, que teve como convidados Paula Fábrio, doutora em Literatura pela USP e autora de Desnorteio (2012), romance vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura, Um dia toparei comigo (2015), finalista do mesmo prêmio e outras obras, e Felipe Franco Munhoz, autor dos livros Mentiras (2016), Identidades (2018) e Lanternas ao nirvana (2022), além de tradutor, do russo, da seleta de poemas de Aleksándr Púchkin O Cavaleiro de Bronze e outros poemas (2022). O encontro teve a tradicional mediação do jornalista Manuel da Costa Pinto.
Nos primeiros momentos do diálogo, Manuel perguntou aos convidados como foram os primeiros contatos com o mundo dos livros e da literatura, o que rendeu histórias interessantes. Pelo lado de Paula Fábrio, uma banca de jornal foi a porta para o universo literário, mais especificamente um romance de Agatha Christie que seus pais julgaram "não ser para crianças", a grande motivação da pequena Paula foi mostrar que eles estavam errados, depois disso não parou mais de ler, Clarice Lispector, Graciliano Ramos e, mais tarde, a começar os exercícios de escrita. Felipe Franco Munhoz foi incentivado mais diretamente a ler pelos pais, e teve também na música, em especial no seu gosto pela guitarra, uma aliada para a leitura e escrita. Ambos mencionaram o papel de destaque das bibliotecas para o acesso e desenvolvimento do interesse pelos livros.
Em relação ao início das carreiras propriamente ditas, Paula Fábriou chamou atenção para o hiato entre seu primeiro e segundo livro escrito, mais de 20 anos. A publicação acabou vindo apenas no segundo momento, aos 42 anos, com Desnorteio, em 2012, e o reconhecimento com o Prêmio São Paulo de Literatura. Felipe Franco Munhoz destacou a influência do romancista estadunidense Philip Roth em sua escrita e como, ao longo de sua carreira, veio buscando encontrar o tom que considera o ideal, dentro do estilo pautado apenas pelos diálogos que marcam as obras tanto do seu xará como dele próprio.
Ao se aprofundar sobre sua carreira, Paula abordou as diferenças entre os livros que já publicou, revelando que alguns de seus leitores chegaram até a se desapontar, de certa maneira, por não terem encontrado a autora que esperavam, por conta da primeira leitura, no segundo livro dela com o qual tiveram contato, tamanhas são as variações entre as escritas de suas obras. Lembrou, também, que acabou não sendo impactada pela pressão do sucesso da estreia, por já ter iniciado a produção de Um dia toparei comigo quando Desnorteio ainda estava em vias de publicação.
Como outros destaques da conversa, Felipe Franco Munhoz revelou ser um grande "revisor de si mesmo", contando para o público presente que mantém versões ultra atualizadas de todas as suas obras, sempre com correções e alterações que julga pertinentes. Sobre seu último livro publicado, Estudo Sobre o Fim: bangue-bangue à paulista (2022), Paula Fábrio apontou como grande caracterísitca a circularidade. Em um enredo onde as personagens vivem em mundos distintos, tudo se mostra conectado.
A intereção do público com as perguntas enviadas ao intermediador também contribuiram para o debate.
Em agosto, no dia 20 às 11h, o Segundas Intenções recebe Andréa Del Fuego, escritora e mestre em Filosofia pela USP. Andréa é autora de nove livros entre contos, infantis e o romance Os Malaquias, vencedor do Prêmio José Saramago, publicado em Israel, Alemanha, Itália, França, Romênia, Suécia, Kuwait, Portugal e Argentina.
A Biblioteca Parque Villa-Lobos conta, em seu acervo, com livros publicados por Paula Fábrio, Felipe Franco Munhoz e muitos outros. Os empréstimos são gratuitos, bastando apenas que o interessado tenha sua carteirinha.