Ouça aqui um trecho do poema A cruz mutilada
11 DE maio DE 2022
O Leitura ao Pé do Ouvido apresenta A cruz mutilada, de Alexandre Herculano. O escritor, historiador, jornalista e poeta português da era do romantismo, atuou como parlamentar, deputado às Cortes pelo Partido Cartista, bibliotecário e tutor do Rei D. Pedro V, além de um grande historiador, que ficou conhecido pela sua coleção História de Portugal, cujo primeiro volume foi publicado em 1846.
Entre as diversas obras publicadas por Alexandre Herculano, sua coletânea de poesias destaca a temática sentimental, trazendo para seus trabalhos temas políticos, morais, religiosos. Ouça aqui o trecho desse poema que selecionamos para você!
Acesse aqui esse poema completa e embarque nessa leitura disponível em formato digital!
Trecho lido:
"Amo-te, ó cruz, no vértice, firmada
De esplêndidas igrejas;
Amo-te quando à noite, sobre a campa,
Junto ao cipreste alvejas;
Amo-te sobre o altar, onde, entre incensos,
As preces te rodeiam;
Amo-te quando em préstito festivo
As multidões te hasteiam;
Amo-te erguida no cruzeiro antigo,
No adro do presbitério,
Ou quando o morto, impressa no ataúde,
Guias ao cemitério;
Amo-te, ó cruz, até, quando no vale
Negrejas triste e só,
Núncia do crime, a que deveu a terra
Do assassinado o pó."
Notícias
.jpg&largura=700&altura=393)
Inscrições abertas para os Clubes de Leitura da BVL. Participe!
Conheça os livros selecionados para os encontros de maio e veja como foi o debate da obra A Pediatra, de Andrea del Fuego, tema do clube de leitura presencial do mês de abril.
Postado em 10 DE maio DE 2022
O escritor Rodrigo Lacerda é o convidado do Segundas Intenções de maio
O programa presencial com o vencedor do Prêmio Jabuti por cinco vezes será no dia 21 de maio, das 11h às 13h. Participe!
Postado em 10 DE maio DE 2022
Os queridinhos da BVL
Confira a lista dos mais emprestados de janeiro a abril da nossa biblioteca
Postado em 04 DE maio DE 2022
O universo do livro ilustrado com Odilon Moraes
O escritor e ilustrador foi o convidado do último segundas intenções e discutiu a interação entre palavras e imagens nas publicações.
Postado em 02 DE maio DE 2022