Oficina online provou que todo mundo pode fazer HQ
03 DE dezembro DE 2020A atividade, intitulada "HQ é para todo mundo", apresentou estilos diferentes de quadrinhos e ilustrações, as diversas possibilidades de se contar uma história com esse formato e as ferramentas necessárias para levar as ideias ao papel.
Helô falou sobre a organização da narrativa, os tipos de balões, a dinâmica de leitura, o uso das cores, o significado das formas, como construir um roteiro e um storyboard. Ressaltou também a importância de evitar a reprodução de estereótipos, eliminando, assim, a possibilidade de reforçar conceitos ultrapassados e passar uma mensagem equivocada na história.
Depois, os participantes partiram para a prática. Cada um elaborou um roteiro e, logo após, chegou a hora da produção das histórias em quadrinhos. O resultado: tirinhas muito legais!
Confira alguns dos trabalhos realizados durante a oficina:
[gallery type="rectangular" size="medium" ids="66306,66307,66308,66309,66310"]
Helô D’Angelo é ilustradora e quadrinista, autora da série de tiras "Isolamento", da graphic novel "Dora e a gata" e da reportagem em quadrinhos "Quatro Marias - as realidades do aborto no Brasil". Formada em jornalismo, trabalha com HQs jornalísticas, tiras e charges políticas sobre direitos humanos, cotidiano e saúde mental.