Oficina online de cinema destaca construção de roteiro e de personagens
05 DE junho DE 2020
Reprodução.[/caption]A criação de roteiros para cinema passa por diversas etapas e escolhas que resultam em uma espécie de guia para que a história a ser contada saia do papel para a tela. Quem compartilhou a técnica para tanto foi o jornalista e escritor Franthiesco Ballerini, que se aproxima agora da última aula da Oficina Online Roteiro para Cinema, marcada para amanhã, 9 de junho. Serão, ao final, três encontros, que, entre outros aspectos, trataram da construção de personagem, tema, conflito e detalhes da ação dramática em uma produção.
Misturando teoria e prática, Franthiesco "trabalhou" as características do herói e da fundamentação dos elementos envolvidos em uma trama, além de métodos para a concepção de ideias. A storyline e a sinopse também foram temas das explanações, além da concepção do character (aqui, ele traçou um paralelo entre os significados da palavra em inglês e em português, se referindo ao personagem e também ao seu caráter, ao conjunto de características, comportamentos, valores etc.). Veio de Franthiesco o alerta: não faça juízo de valor quando for construí-lo, mas tenha em mente, de forma bem clara e objetiva, qual o objetivo do seu protagonista, por exemplo, e seja firme em fazer com que o público compreenda isso rapidamente.
Sobre a sinopse, ele foi enfático ao reunir em questionamentos os elementos de construção. Confira: o objetivo do protagonista fica bastante claro?, qual é o clímax (causa impacto)?, quais são as ações principais do protagonista?, o que pretendemos explicar com esta história?, vale à pena?, o problema levantado será suscetível de gerar conflito? Por sua vez, o desencadeamento de itens que compõem o tal guia de uma produção cinematográfica (que difere de uma televisiva, inclusive, como salientou) rendeu uma espécie de linha do tempo, na aula, e que pode ajudar a compreender todo o processo até mesmo por quem está em casa, neste momento, lendo este texto. A saber: tema > ideia > storyline > argumento > roteiro > tratamento de roteiro > pré-produção (captação) > produção (ou seja, filmagem) > pós-produção > chegada do produto ao mercado (festivais, estreias, pay-per-view, TV paga, streaming, TV aberta).
Saiba mais sobre Franthiesco Ballerini
O jornalista é também mestre em Comunicação Social e trabalhou durante oito anos no Grupo Estado, onde escreveu nas áreas de Cidades, Economia e Cultura e foi editor do caderno Divirta-se, edição interior. Nos últimos cinco anos, exercia a função de repórter e crítico de cinema. Franthiesco é colaborador da Revista Cult, professor da Academia Internacional de Cinema e das Faculdades Integradas Rio Branco, e professor convidado da pós-graduação da FAAP.
Veio dele também uma série de referências compartilhadas durantes os encontros e que podem servir de guia para futuros estudos ou até mesmo para seu momento de lazer. Confira, então alguns deles: os longas-metragens Olhos que condenam, de Ava Duvernay; Os incompreendidos, de François Truffaut; Ladrões de bicicleta, de Vittorio De Sica; Beleza americana, de Sam Mendes; Lolita, de Stanley Kubrick (aliás, Franthiesco é apaixonado pelo trabalho do diretor e sugere que toda sua filmografia seja vista e revista); Fargo, de Ethan e Joel Cohen; O escafandro e a borboleta, de Julian Schnabel; As sessões, de Ben Lewin; Psicose (diferentes produções de Alfred Hitchcock e Gus Van Sant); e as séries House of cards, Breaking Bad e Game of thrones, entre outros títulos. Franthiesco também compartilhou, durante as aulas, algumas referências bibliográficas que podem ir de encontro ao interesse de quem é apaixonado por cinema: Da criação ao roteiro, de Doc Comparato; Cinema brasileiro do Século XXI e História do cinema mundial, ambos de Ballerini.
Para Clarissa, que é jornalista e está com um projeto de produção audiovisual, as referências e as dicas da oficina foram muito úteis. A participante, que vem desenvolvendo um documentário, ficou feliz em encontrar agora espaço - com tempo - na agenda para participar das aulas. Ela, que tem feito curadoria de festivais de curtas-metragens e parte de júris, acredita que as informações dos encontros ajudam a entender ainda melhor os roteiros do que vê e, portanto, contribui também com o próprio trabalho.
Perdeu esta oficina? Importante lembrar que a BVL está com atividades presenciais suspensas mas há opções variadas online e você fica por dentro delas no nosso blog e também em nossas redes sociais. Para fazer sua inscrição (as vagas são limitadas), acesse aqui.
Notícias
BVL integra reportagem sobre o conceito de bibliotecas vivas
Biblioteca Parque Villa-Lobos é citada como espaço de liberdade, criação e troca cultural
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026
Villa do Tabuleiro reúne jogos de mesa e RPG na Biblioteca Parque Villa-Lobos
A atividade é presencial, gratuita e aberta a todas as idades,
Postado em 30 DE janeiro DE 2026
Governo de SP lança Clube de Benefícios da Cultura para ampliar acesso e formar público em todo o estado
Iniciativa gratuita integrada à Agenda Viva SP reúne ingressos, descontos, experiências exclusivas e parcerias para aproximar a população dos espaços culturais paulistas
Postado em 24 DE janeiro DE 2026
BVL exibe sessões gratuitas de cinema infantil aos domingos de janeiro
Sucessos de bilheteria animam biblioteca no começo do ano
Postado em 02 DE janeiro DE 2026

