O percurso poético de Alice Sant’Anna no encontro do Segundas Intenções
31 DE março DE 2022O trajeto feito de ônibus, da faculdade para o estágio, era uma espécie de oficina de escrita. Nesse espaço de tempo, de deslocamentos e vidas em circulação, Alice Sant’Anna, nossa convidada do Segundas Intenções, escreveu muitos de seus poemas.
O encontro de março, que aconteceu no dia 26, contou com a presença da poeta e teve mediação do jornalista Manuel da Costa Pinto.
Durante o bate-papo presencial na Biblioteca Parque Villa-Lobos, a autora compartilhou com o público sua trajetória, seu contato com a cultura e os primeiros livros que a encantou, como Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago, e A Hora da Estrela, de Clarice Lispector. O encantamento com a literatura a inspirou a escrever desde muito cedo. Aos 14 anos, Alice já marcava o papel com contos e, logo depois, mergulhou no universo da poesia.
A descoberta desse gênero literário foi impulsionada pelos trabalhos da autora Ana Cristina Cesar e do autor Ferreira Gullar. Pouco tempo depois, a poeta teve contato com a poesia marginal, as produções independentes e os diferentes formatos de publicação, que influenciaram altamente seu estilo de trabalho ao longo da carreira.
Conheça as obras escritas por Alice Sant’Anna:
- Dobradura (2008, 7 Letras)
- Pingue-pongue (2012, independente, impresso em serigrafia, com Armando Freitas Filho)
- Rabo de baleia (2013, Cosac Naify)
- Pé do ouvido (2016, Companhia das Letras)
- Aula de natação (2018, Imprensa Nacional - Casa da Moeda)
Antes do primeiro livro impresso surgir, a escritora divulgava seu trabalho por meio de um blog, que na época, como ela mesma definiu, “era um espaço de troca de poetas que estavam se reconhecendo”.
Essa edição do programa também registrou algumas leituras feitas pela Alice, destacando momentos diferentes de sua trajetória pela escrita.
A conversa foi transmitida ao vivo pelo Facebook da BVL e está disponível na íntegra para quem quiser assistir ou reassistir esse encontro poético!
Aproveite e já deixe marcado na agenda os próximos encontros do Segundas Intenções.
Sábado, dia 9 de abril, das 11h às 13h, vamos conversar com Lúcia Hiratsuka na Biblioteca de São Paulo.
No fim do mês, na Biblioteca Parque Villa-Lobos, vamos receber Odilon Moraes, no dia 30 de abril, das 11h às 13h.
Participe!