Leitura ao Pé do Ouvido destaca obra de Miguel De Cervantes
28 DE novembro DE 2023
Leitura ao Pé do Ouvido online apresenta trecho da obra Quatro novelas exemplares - A Ciganinha, de Miguel De Cervantes. Escritor, dramaturgo e poeta espanhol, Miguel de Cervantes ficou muito conhecido pela obra de "Dom Quixote". Nasceu em Alcalá de Henares, provavelmente em 29 de setembro de 1547, estudou gramática e latim com padres jesuítas, conheceu o teatro de Lope de la Rueda, de quem recebeu influência. Em 1569 alistou-se no exército, partindo no ano seguinte, como soldado, para a Itália e participando, em 7 de outubro de 1571, da vitoriosa batalha naval de Lepanto contra os turcos, em que saiu gravemente ferido e perdeu o movimento da mão esquerda com um tiro. Participou ainda do combate naval de Navarino, da expedição contra Túnis e da malograda expedição a Goleta, em 1574. No ano seguindo, enquanto regressava para a Espanha, o navio em que viajava foi atacado por piratas mouros e Cervantes foi levado para Argel e aí feito escravo de Dali Mami. Durante cinco anos permaneceu dentro dos muros da cidade, e depois de várias tentativas de fuga, foi resgatado por sua família. Ouço aqui o trecho que selecionamos para você!
Você também pode embarcar nessa leitura fazendo um empréstimo da obra que está disponível no acervo da Biblioteca Parque Villa-Lobos.
Trecho lido:
"Parece que os ciganos e as ciganas nasceram para ser ladrões: nascem de pais ladrões, criam-se como ladrões. O desejo de roubar é deles inseparável e só acaba com a morte.
Uma desta nação, cigana velha que poderia estar aposentada pelo padrão dos ladrões, criou uma menina como se fosse sua neta. Colocou nela o nome de Preciosa e lhe ensinou todas as suas ciganices, modos de enganar e roubar. Preciosa acabou sendo a mais especial bailaora entre todas as ciganas. Era a mais bonita e inteligente não só entre as ciganas, mas entre todas as bonitas e inteligentes mulheres que pudessem receber esta fama. Nem o sol, nem o vento, nem todas as inclemências do céu, a que estão sujeitos os ciganos mais do que outras pessoas, puderam diminuir o brilho do seu rosto nem curtir a pele de suas mãos."
Notícias
Do rolo de papiro ao livro digital: a longa aventura do livro
No Dia Internacional do Livro, uma viagem pelas origens da leitura, e como diferentes suportes sempre coexistiram e se complementam.
Postado em 23 DE abril DE 2026
Biblioteca Parque Villa-Lobos é indicada ao prêmio IFLA Green Library Award 2026
Projeto Percurso Mata Atlântica se torna referência internacional entre bibliotecas verdes
Postado em 16 DE abril DE 2026
Conversa entre livros: em bate-papo com leitores, Flávia Lins e Silva comenta importância da preservação de florestas
Público de mais de 140 pessoas lotou Oca da BVL para ouvir a escritora durante à tarde de sábado
Postado em 14 DE abril DE 2026
Dia Nacional da Biblioteca celebra a transformação desses espaços ao longo do tempo
Lugar de convivência, criação, escuta e participação
Postado em 09 DE abril DE 2026

